Resumo
Este texto tem como propósito refletir sobre movimentos de guarda que geraram um arquivo de práticas numa escola pública do interior de Minas Gerais, envolvendo a equipe escolar bem como crianças e adolescentes. Trata-se de um fragmento de uma tese de doutorado, que teve como foco compreender modos de narrar e de lembrar das crianças quando em contato com práticas vivenciadas na escola. Buscando inspiração na poética barrosiana, a condição do objeto como um inutensílio, foi tomada na relação com aqueles preservados nos espaços de musealização, quando da afirmação de Mário Chagas de que cada observador pesquisa, pergunta e procura depreender dos objetos, pistas que podem indicar vínculos de pertencimentos, bem como singulares processos de rememoração.
Referências
BARROS, M. Poesia completa. São Paulo, SP: Leya, 2010.
BENJAMIN, W. Walter Benjamin: obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.
BLOCH, M. Introdução à história. Mem-Martins: Europa-América, 1997.
CHAGAS, M. Novos rumos da museologia. Cadernos de Sociomuselogia, v. 2, n. 2, 1994.
CHAGAS, M. A imaginação museal: museu, memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Cultura, 2009.
CHAGAS, M. S.; SANTOS, M. S. S. Museu e política de memória. Cadernos de Sociomuselogia, v. 19, n. 19, 2002.
GAGNEBIN, J. M. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2005
GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo, SP: Perspectiva, 2007.
KOSELLECK, R. “Espaço de experiência” e “horizonte de expectativa”: duas categorias históricas. In: KOSELLECK, R. Futuro do passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2006 . p. 307-27.
MEIRA, A. M. Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 74-87, jul./dez. 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-71822003000200006
MENEZES, S. M. P. A Memória do trabalho e os trabalhos da memória: o caso do museu da indústria de chapelaria. Cadernos de Sociomuseologia, v. 26, n. 26, p. 5-284, 2006.
MIRANDA, S. R. Vontades de memória em um currículo de mudança. In: ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: MÚLTIPLOS ENSINOS EM MÚLTIPLOS ESPAÇOS, 6, 2007, Natal. Anais… Natal, RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.
RAMOS, F. R. L. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó, SC: Argos, 2004.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Universidade de Campinas, 2007.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).