Crianças e processos de significação em movimentos de guarda
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Palavras-chave

Memória
crianças
arquivo de prácticas
movimentos de guarda

Como Citar

de Medeiros, A. B. (2019). Crianças e processos de significação em movimentos de guarda. Revista Contemporânea De Educação, 14(30), 248–260. https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21355

Resumo

Este texto tem como propósito refletir sobre movimentos de guarda que geraram um arquivo de práticas numa escola pública do interior de Minas Gerais, envolvendo a equipe escolar bem como crianças e adolescentes. Trata-se de um fragmento de uma tese de doutorado, que teve como foco compreender modos de narrar e de lembrar das crianças quando em contato com práticas vivenciadas na escola. Buscando inspiração na poética barrosiana, a condição do objeto como um inutensílio, foi tomada na relação com aqueles preservados nos espaços de musealização, quando da afirmação de Mário Chagas de que cada observador pesquisa, pergunta e procura depreender dos objetos, pistas que podem indicar vínculos de pertencimentos, bem como singulares processos de rememoração.

https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21355
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