EDUCAÇÃO INTEGRAL: LIMITES E POSSIBILIDADES SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL

Cosme Leonardo Almeida Maciel

Resumo


O presente trabalho busca refletir sobre a possibilidade do trabalho (MARX, ENGELS, 2004) ser categoria central no processo formativo, no segundo segmento do ensino fundamental, tendo em vista proporcionar a formação plena dos sujeitos. O estudo se insere no debate envolvendo a temática da educação integral em tempo integral que, atualmente tem ocupado espaço marcante nas discussões inerentes ao campo da educação (COELHO, 2009; MOLL, 2012). Neste sentido, tem se constituído um campo de disputa política e ideológica, onde perspectivas divergentes sinalizam para possíveis caminhos para materialização de propostas de tempo integral que, de fato proporcione uma educação integral.

Palavras-chave


Trabalho, Educação Integral e Formação Omnilateral

Texto completo:

PDF

Referências


BEMVINDO, V. MACIEL, C. L. A.; TURRINI, J. Formação humana no Instituto Politécnico da UFRJ: o trabalho como princípio educativo a partir da pedagogia de projetos. Revista eletrônica Trabalho Necessário, ano 11, n. 16, 2013. Disponível em: http://www.uff.br/trabalhonecessario. Acesso em: 10 de jul. de 2014.

CAVALIERE, Ana Maria. Escola de tempo integral versus aluno de tempo integral. Em Aberto, Brasília: Inep, v. 22, n. 80, p. 51- 63, abr. 2009.

COELHO, Lígia Martha C. da Costa. História(s) da educação integral. In: Maurício, Lúcia Velloso (Org.). Educação integral e tempo integral. Em Aberto, Brasília: Inep, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, p. 748-759, 2012.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2220

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Contemporânea de Educação



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.