A INVESTIGAÇÃO E A DOCUMENTAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO FAVORECEDORAS DO PROTAGONISMO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Mariângela Costa Schneider
Jacqueline Silva da Silva
Rogério José Schuck

Resumo

Apresenta-se como o Protagonismo Infantil foi favorecido por uma Professora da Educação Infantil através das Estratégias de Ensino da Investigação e da Documentação. Participaram desta pesquisa, uma Professora e sua turma de crianças de 4 a 5 anos, de umaEscola de Educação Infantil da rede de ensino público municipal de Lajeado/RS. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu através de observações participantes, entrevistas, fotografias, filmagens. A análise dos dados nos permitiram perceber que estas Estratégias de Ensino favoreceram o Protagonismo Infantil, dando maior significado ao trabalho desenvolvido pela Professora junto às crianças.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariângela Costa Schneider, Centro Universitário UNIVATES

Pedagoga, Orientadora Educacional, Mestra em Ensino

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação

Rogério José Schuck

Doutor em Filosofia

Referências

ACHUTTI, E.R. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre. Editora: UFRGS, 2004.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.

BECKER, Howard S. Métodos de pesquisas em ciências sociais. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BIKLEN, S. K.; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GENZ GAULKE, Alvine. A relação professor-aluno-conhecimento na educação Infantil: Princípios, práticas e reflexões sobre Protagonismo Compartilhado. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Educação. Porto Alegre: 2013.

HORN, Cláudia Inês; SILVA, Jacqueline Silva da. Experiência e documentação: é possível articular estes conceitos? Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n2. jul./dez. 2011. 136-145. Disponível em: //online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/2369/1899, acesso em 21/05/2015

MALAGUZZI, Loris. Histórias, Idéias e Filosofia Básica. In: EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. 59-104.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: Escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

_______, Carlina. O Currículo Emergente e o Construtivismo Social. IN: EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 113-122.

SILVA, Jacqueline Silva da. O planejamento no Enfoque Emergente: uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre/RS: 2011.

SCHNEIDER, Mariângela Costa. O Protagonismo Infantil e as Estratégias de Ensino que o favorecem em uma turma da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário UNIVATES. Lajeado/RS: 2015.

SPINK, Mary J. P. A ética na pesquisa social: da perspectiva prescritiva à interanimação dialógica. EDIPUCRS. Revista semestral da faculdade de Psicologia. PUCRS. Porto Alegre, vol. 31, número 1, Janeiro/Julho. 2000. 7 -22.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TROIS, Loide P. O privilégio de estar com as crianças: as vozes e a participação infantil na elaboração curricular. Projeto de qualificação de doutorado. UFRGS, 2009.