Résumé
Apresenta-se como o Protagonismo Infantil foi favorecido por uma Professora da Educação Infantil através das Estratégias de Ensino da Investigação e da Documentação. Participaram desta pesquisa, uma Professora e sua turma de crianças de 4 a 5 anos, de umaEscola de Educação Infantil da rede de ensino público municipal de Lajeado/RS. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu através de observações participantes, entrevistas, fotografias, filmagens. A análise dos dados nos permitiram perceber que estas Estratégias de Ensino favoreceram o Protagonismo Infantil, dando maior significado ao trabalho desenvolvido pela Professora junto às crianças.
Références
ACHUTTI, E.R. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre. Editora: UFRGS, 2004.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BECKER, Howard S. Métodos de pesquisas em ciências sociais. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BIKLEN, S. K.; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GENZ GAULKE, Alvine. A relação professor-aluno-conhecimento na educação Infantil: Princípios, práticas e reflexões sobre Protagonismo Compartilhado. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Educação. Porto Alegre: 2013.
HORN, Cláudia Inês; SILVA, Jacqueline Silva da. Experiência e documentação: é possível articular estes conceitos? Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n2. jul./dez. 2011. 136-145. Disponível em: //online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/2369/1899, acesso em 21/05/2015
MALAGUZZI, Loris. Histórias, Idéias e Filosofia Básica. In: EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. 59-104.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: Escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
_______, Carlina. O Currículo Emergente e o Construtivismo Social. IN: EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 113-122.
SILVA, Jacqueline Silva da. O planejamento no Enfoque Emergente: uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre/RS: 2011.
SCHNEIDER, Mariângela Costa. O Protagonismo Infantil e as Estratégias de Ensino que o favorecem em uma turma da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário UNIVATES. Lajeado/RS: 2015.
SPINK, Mary J. P. A ética na pesquisa social: da perspectiva prescritiva à interanimação dialógica. EDIPUCRS. Revista semestral da faculdade de Psicologia. PUCRS. Porto Alegre, vol. 31, número 1, Janeiro/Julho. 2000. 7 -22.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2004.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TROIS, Loide P. O privilégio de estar com as crianças: as vozes e a participação infantil na elaboração curricular. Projeto de qualificação de doutorado. UFRGS, 2009.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).