A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO CONTEXTO DA RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO, DA PRODUÇÃO E DOS MECANISMOS DE MEDIAÇÃO DO CONFLITO DE CLASSE

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José dos Santos Souza

Resumo

O artigo aborda o contexto atual da política de formação profissional no Brasil. Parte da consideração de que as reformas atuais na Educação Profissional são determinadas pela recomposição burguesa para restabelecer suas bases de acumulação capital corroídas pela crise estrutural do capitalismo. Nesse aspecto, aponta que a Educação Profissional assume dupla função: gerar capital humano necessário ao aumento de produtividade e competitividade das empresas e construir o consenso em torno da naturalização das condições excludentes do mercado de trabalho e da individualização da responsabilidade pelo mérito ou fracasso do trabalhador no mercado de trabalho.

Palavras-Chave: Trabalho e Educação; Educação Profissional; Política Educacional.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais na Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professor de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde ministra disciplinas no Curso de Graduação em Pedagogia e no Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. É líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Economia Política da Educação e em Política Educacional. Atua principalmente nas seguintes áreas: trabalho e educação; educação profissional; e gestão educacional.

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