Estresse, atenção e efeitos na aprendizagem de adultos: dados da literatura

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Cleiton Faria Lima
Aparecido José Couto Soares

Resumo

Resumo: Compreender o efeito do estresse sobre a atenção e suas implicações sobre o aprendizado pode auxiliar no aprimoramento de metodologias de ensino e políticas públicas educacionais. Este trabalho procurou identificar efeitos do estresse sobre o processo cognitivo da atenção e seus impactos sobre a atenção e à aprendizagem de adultos. O estresse impacta em funções físicas e mentais, inclusive na atenção, prejudicando seu foco e, de acordo com a intensidade, o desvia para os fatores estressores ou seus sintomas. É possível inferir que dependendo de sua intensidade, da fonte estressora e de sua duração, o estresse tem potencial para prejudicar o processo de ensino-aprendizado.

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Artigos
Biografia do Autor

Cleiton Faria Lima, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO - Ministério da Economia

Possui formação em Magistério pelo CEFAM (2005), bacharel em Administração pela Faculdade Sumaré (2012), pós-graduado (lato sensu) em Neurociências Aplicada à Educação (2015) pela FMU e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Participou de cursos de aperfeiçoamento e extensão pela USP, UFABC, UNICAMP, Fundação Carlos Chagas, FGV, ENAP, entre outras instituições. Desde 2012 é servidor Técnico em Ciência e Tecnologia na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro e atua na área de Educação em Segurança e Saúde no Trabalho. É parecerista da Comissão de Editoração e Publicação da Fundacentro desde Maio/2014, da Comissão de Audiovisual desde Maio/2017 da mesma Fundação e membro titular no Grupo de Trabalho Setorial do Transporte Rodoviário de Cargas GT -TRC da Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho CTSST desde Fevereiro/2014. Ocupa desde 2017 o cargo de chefe do Serviço de Ações Educativas da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO/Ministério da Economia.

Aparecido José Couto Soares, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo. Fonoaudiólogo Assistente do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP, atuando na área de aquisição e distúrbios da leitura e escrita. Desenvolve trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e assistência. Professor de cursos de Pós-Graduação Latu Sensu do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), responsável por disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de linguagem oral, escrita e transtornos de aprendizagem.

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