Educação dos cegos fluminenses: Campos em conexão com Niterói (1950-1970)

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Fernanda Luí­sa de Miranda Cardoso
Silvia Alicia Martínez

Resumo

Este artigo visa compreender o processo de consolidação da educação dos cegos no interior fluminense, com ênfase em Campos, a partir de ações articuladas entre instituições deste município, e de Niterói, durante os anos 1950 a 1970. As instituições que protagonizaram esse processo foram, em Campos, o Educandário para Cegos São José Operário e, em Niterói, a Escola de Serviço Social e a Cruzada de Recuperação e Assistência ao Cego Fluminense. Os apontamentos de Magalhães (1998) a respeito das instituições educativas trouxeram contribuições para os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa. Aplicou-se a técnica da triangulação das fontes priorizando os jornais de grande circulação da época; entrevistas orais e os documentos oficiais do acervo do Educandário.

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Biografia do Autor

Fernanda Luí­sa de Miranda Cardoso, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutoranda e Mestra em Políticas Sociais, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Política e Cidadania, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciada em Pedagogia pela UENF. Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Campos/RJ. Participa do Grupo de Pesquisa CNPq Educação, Sociedade e Região. Desenvolve pesquisas em História da Educação e das Políticas Educacionais com ênfase na Educação Especial. 

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação pelo  Instituto Superior de Formação Docente (Mar del Plata), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, cultura material escolar, juventude e memória. Atua na linha Educação Cultura, Política e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Mestrado e Doutorado Acadêmico).  É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação, Sociedade e Região.  

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