Resumo
Este trabalho analisa uma experiência desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) de uma universidade federal brasileira. O currículo da disciplina foi mediatizado pelas tecnologias digitais por meio da realização de encontros presenciais mensais e comunicações realizadas em um “grupo secreto” na rede social Facebook. A análise dos registros feitos pelos mestrandos nesse ambiente virtual foi realizada a partir de três categorias que ilustram o processo e indicam a construção do Web Currículo: a) práticas docentes e tecnologias; b) construção de conhecimentos e mediação tecnológica; c) compartilhamento e aprendizagem. A utilização intensa do espaço virtual possibilitou a elaboração, pelos mestrandos, de dois livros digitais, além de alargar os sentidos atribuídos às tecnologias na educação e contribuir para o aprofundamento da reflexão acerca do processo de aprendizagem dos professores em formação.
Referências
ALENCAR, G. A.; MOURA, M. R.; BITENCOURT, R. B. Facebook como plataforma de ensino/aprendizagem: o que dizem os professores e alunos do IFSertão. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, 2013, pp. 86-93. Disponível em:<http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/18> Acesso em: 13/08/2015.
ALMEIDA, M. E. B. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Editora Articulação, 2004.
__________. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
__________. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração Currículo e Tecnologias e a Produção de Narrativas Digitais. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, n. 3, Set/Dez, 2012, p. 57-82. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf> Acesso em: 15/03/2014.
__________. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ARAÚJO, R. S.; VIANNA, D. M. A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, 2011, pp. 807-822.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
ASSIS, M. P. Pesquisa e aprendizagem em web currículo: estudo de práticas pedagógicas em programa de pós-graduação em Educação: Currículo. ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
DE BONA, A. S.; BASSO, M. V.de A.; FAGUNDES, L. da C. Facebook: um espaço de aprendizagem digital cooperativo de Matemática. Revista Thema, v. 10, 2013, pp. 76-94. Disponível em: Acesso em: 10/08/2015.
FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FERREIRA, G.; CAMPOS, A.; BÁRTHOLO, H.; MARKESON, S. Facebook e recursos educacionais na formação de pesquisadores em educação: percepções e reflexões. Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 1, 2014, pp. 47-60. Disponível em:< http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/20> Acesso em: 10/08/2015.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1988.
GADOTTI, M. Paulo Freire no contexto do pensamento pedagógico contemporâneo: convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989.
GATTI, B.A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008. 2v. (Relatório de pesquisa).
GATTI, B.A.; NUNES, M.M.R. (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. Textos FCC, São Paulo, v. 29, 2009.
GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
GATTI. B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, out./dez., 2010, p. 1355-1379. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br > Acesso em: 26/02/2015.
GIMENO SACRISTÁN, J. O que significa o currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, J. (orgs.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
IBAÑEZ, R.A.; RAMOS, M.N.; HINGEL, M. Escassez de Professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2007.
KARDOSO, F. P. M. Confissões no Facebook: educação e subjetivação nas redes sociais. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013 (dissertação de mestrado). Disponível em: <http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9478> Acesso em: 13/08/2015.
PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Redesenhando Estratégias na Própria Ação: Formação do Professor a Distância em Ambiente Digital. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Educação a Distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
RODRIGUES, A. Escrita e autoria: entre histórias, memórias e descobertas. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
SILVA, K. A. de G.; FERNANDES, A. C.; SILVA, F. dos S. Objetos de aprendizagem como convergência do web currículo nas formações inicial e continuada do Projeto UCA. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VALENTE, J. A. Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso de Novas Tecnologias: Descrição e Fundamentos. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Educação a Distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Educação a Distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
VALENTE, J.A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M.C. (Ed.) Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
VYGOTSKY, L. S. A formação social na mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).