Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela desatenção, hiperatividade e impulsividade. O objetivo desta pesquisa foi conhecer os saberes que os professores dos anos iniciais possuem sobre o TDAH. Adotamos a abordagem qualitativa numa pesquisa de campo e, para isso, utilizamos uma entrevista semiestruturada com 20 professores da rede pública e privada de uma cidade baiana. Os dados foram categorizados a posteriori para análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos professores pesquisados não tem prática de ensino com alunos com TDAH. Concluímos que os saberes dos professores sobre TDAH são insuficientes e urge a necessidade de um maior investimento das Secretarias de Educação em qualificação desses profissionais na formação continuada.
Referências
ALFANO, Angela; SCARPATO, Bruno Sini; ESTANISLAU Gustavo Mechereffe. Manejo do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em sala de aula. In. ESTANISLAU, Gustavo Mechereffe; BRESSAN, Rodrigo Affonseca (orgs.). Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 165-176.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. ABDA. 2017. Disponível em: https://tdah.org.br/algumas-estrategias-pedagogicas-para-alunos-com-tdah/. Acesso em: 05 dez. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Acesso em: 02 mar. 2019.
BARKLEY, Russell. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Manual para diagnóstico e tratamento. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BONADIO, Rosana Aparecida Albuquerque; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. O TDAH para a Comunidade Escolar. In. BONADIO, Rosana Aparecida Albuquerque; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: diagnóstico e prática pedagógica. Maringá: Eduem, 2013.
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; Oliveira, Lucilia Vernaschi de. Representações sociais em TDAH e medicalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 3, p. 1011-1027, 2018.
DIAS, Gabriela; BARDIN, Kátia. Comorbidades no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: transtorno específico da aprendizagem. In. NARDI, Antonio Egidio; QUEVEDO, João; SILVA, Antônio Geraldo (orgs.). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: teoria e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 131-137.
DUMAS, Jean E. O Transtorno Hipercinético ou Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. In. DUMAS, Jean E. Psicopatologia da Infância e da adolescência. Tradução: Fátima Murad. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 226-271.
ESTANISLAU, Gustavo Mechereffe; PAULO, Mattos. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. In. ESTANISLAU, Gustavo Mechereffe; BRESSAN, Rodrigo Affonseca. (orgs.). Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 153-163.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HORA, Ana Flávia et al. A prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão de literatura. Psicologia, Lisboa, v. 29, n. 2, p. 47-62, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200004. Acesso em: 21 dez. 2018.
MAGALHÃES, Terezinha Camargo; DÍAZ-RODRÍGUEZ, Félix Marcial; FAGUNDES, Delnyze Dyanne Alves. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Compreensão de Professores. In. MAGALHÃES, Terezinha Camargo; PRADO-NETTO, Arthur; PEREIRA, Rosuel Lima (orgs.). EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: Debates Contemporâneos. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018. p. 69-82.
MAIA, Maria Inete Rocha; CONFORTIN, Helena. TDAH e Aprendizagem: um desafio para a educação. PERSPECTIVA, Erechim, v. 39, n. 148, p. 73-84, dez. 2015. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/148_535.pdf. Acesso em: 02 Jan. 2019.
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTONI, Alana Tosta et al. Funções Executivas: Relação entre Relatos de Pais, de Professores e Desempenho de Crianças. Trends in Psychology / Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p. 173-188, mar. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301334308_Funcoes_executivas_relacao_entre_relatos_de_pais_de_professores_e_desempenho_de_criancas. Acesso em: 28 dez. 2018.
MEDEIROS, Lucas Rawan Ferreira de; GAMA, Daniel Traina; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação física. Rev. Psicopedagogia, v. 35, n. 107, p.191-202, 2018. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/564/transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade--conhecimento-de-professores-e-estudantes-de-educacao-fisica. Acesso em: 01 mar. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 37. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
O’BRIEN, Bridget et al. Standards for reporting qualitative research: A synthesis of recommendations. Acad Med. V. 89, n. 9, Sep. p.1245-1251, 2014. doi: 10.1097/ACM.0000000000000388.
OLIVEIRA, Gleslei Moraes de; SILVA, Rômulo Terminelis da. Inclusão e Alfabetização da criança com TDAH: Um desafio. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 91-108, ago. 2016. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/alfabetizacao-da-crianca-com-tdah. Acesso em: 09 set. 2018.
QUERINO, Glaucia Cavalcante; TOKUDA, André Masao Peres. TDAH e as Instituições de Ensino. Revista Conexão Eletrônica. Três Lagoas, v. 14, n. 1, p. 839-856, 2017. Disponível em http://revistaconexao.aems.edu.br/wp-content/plugins/download-attachments/includes/download.php?id=145. Acesso em: 08 jan. 2019.
SILVA, Elizabeth de Fátima Galvão; et al. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: um estudo com professoras do ensino fundamental I sobre seus alunos. Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queirós. v. 7, n. 27, p. 1-25, ago. 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170919090606.pdf. Acesso em: 08 out. 2018.
SILVA, Keity Valéria Padovan da. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um olhar pedagógico. Revista Eventos Pedagógicos. Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil, v. 6, n. 4, p. 223-231, nov./dez. 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2023/1617. Acesso em: 21 jan. 2019.
SOUZA, Clayton Peixoto de; SANTOS, Ana Paula Martins dos; VERAS, André Barciela. Gênero e transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade. In. NARDI, Antonio Egidio; QUEVEDO, João; SILVA, Antônio Geraldo (orgs.). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: teoria e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 163-170.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).