Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: saberes dos professores

Itana Naiara Silva de Oliveira Boa Sorte, TEREZINHA CAMARGO MAGALHAES

Resumo


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela desatenção, hiperatividade e impulsividade. O objetivo desta pesquisa foi conhecer os saberes que os professores dos anos iniciais possuem sobre o TDAH. Adotamos a abordagem qualitativa numa pesquisa de campo e, para isso, utilizamos uma entrevista semiestruturada com 20 professores da rede pública e privada de uma cidade baiana. Os dados foram categorizados a posteriori para análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos professores pesquisados não tem prática de ensino com alunos com TDAH. Concluímos que os saberes dos professores sobre TDAH são insuficientes e urge a necessidade de um maior investimento das Secretarias de Educação em qualificação desses profissionais na formação continuada.


Palavras-chave


Alunos; Professores; TDAH.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i31.24822

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