Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: saberes dos professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pela desatenção, hiperatividade e impulsividade. O objetivo desta pesquisa foi conhecer os saberes que os professores dos anos iniciais possuem sobre o TDAH. Adotamos a abordagem qualitativa numa pesquisa de campo e, para isso, utilizamos uma entrevista semiestruturada com 20 professores da rede pública e privada de uma cidade baiana. Os dados foram categorizados a posteriori para análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos professores pesquisados não tem prática de ensino com alunos com TDAH. Concluímos que os saberes dos professores sobre TDAH são insuficientes e urge a necessidade de um maior investimento das Secretarias de Educação em qualificação desses profissionais na formação continuada.
Detalhes do artigo
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALFANO, Angela; SCARPATO, Bruno Sini; ESTANISLAU Gustavo Mechereffe. Manejo do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em sala de aula. In. ESTANISLAU, Gustavo Mechereffe; BRESSAN, Rodrigo Affonseca (orgs.). Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 165-176.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. ABDA. 2017. Disponível em: https://tdah.org.br/algumas-estrategias-pedagogicas-para-alunos-com-tdah/. Acesso em: 05 dez. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Acesso em: 02 mar. 2019.
BARKLEY, Russell. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Manual para diagnóstico e tratamento. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BONADIO, Rosana Aparecida Albuquerque; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. O TDAH para a Comunidade Escolar. In. BONADIO, Rosana Aparecida Albuquerque; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: diagnóstico e prática pedagógica. Maringá: Eduem, 2013.
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; Oliveira, Lucilia Vernaschi de. Representações sociais em TDAH e medicalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 3, p. 1011-1027, 2018.
DIAS, Gabriela; BARDIN, Kátia. Comorbidades no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: transtorno específico da aprendizagem. In. NARDI, Antonio Egidio; QUEVEDO, João; SILVA, Antônio Geraldo (orgs.). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: teoria e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 131-137.
DUMAS, Jean E. O Transtorno Hipercinético ou Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. In. DUMAS, Jean E. Psicopatologia da Infância e da adolescência. Tradução: Fátima Murad. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 226-271.
ESTANISLAU, Gustavo Mechereffe; PAULO, Mattos. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. In. ESTANISLAU, Gustavo Mechereffe; BRESSAN, Rodrigo Affonseca. (orgs.). Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 153-163.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HORA, Ana Flávia et al. A prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão de literatura. Psicologia, Lisboa, v. 29, n. 2, p. 47-62, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200004. Acesso em: 21 dez. 2018.
MAGALHÃES, Terezinha Camargo; DÍAZ-RODRÍGUEZ, Félix Marcial; FAGUNDES, Delnyze Dyanne Alves. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Compreensão de Professores. In. MAGALHÃES, Terezinha Camargo; PRADO-NETTO, Arthur; PEREIRA, Rosuel Lima (orgs.). EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: Debates Contemporâneos. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018. p. 69-82.
MAIA, Maria Inete Rocha; CONFORTIN, Helena. TDAH e Aprendizagem: um desafio para a educação. PERSPECTIVA, Erechim, v. 39, n. 148, p. 73-84, dez. 2015. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/148_535.pdf. Acesso em: 02 Jan. 2019.
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE; LAKATOS, EVA MARIA. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTONI, Alana Tosta et al. Funções Executivas: Relação entre Relatos de Pais, de Professores e Desempenho de Crianças. Trends in Psychology / Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p. 173-188, mar. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301334308_Funcoes_executivas_relacao_entre_relatos_de_pais_de_professores_e_desempenho_de_criancas. Acesso em: 28 dez. 2018.
MEDEIROS, Lucas Rawan Ferreira de; GAMA, Daniel Traina; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação física. Rev. Psicopedagogia, v. 35, n. 107, p.191-202, 2018. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/564/transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade--conhecimento-de-professores-e-estudantes-de-educacao-fisica. Acesso em: 01 mar. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 37. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
O’BRIEN, Bridget et al. Standards for reporting qualitative research: A synthesis of recommendations. Acad Med. V. 89, n. 9, Sep. p.1245-1251, 2014. doi: 10.1097/ACM.0000000000000388.
OLIVEIRA, Gleslei Moraes de; SILVA, Rômulo Terminelis da. Inclusão e Alfabetização da criança com TDAH: Um desafio. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 91-108, ago. 2016. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/alfabetizacao-da-crianca-com-tdah. Acesso em: 09 set. 2018.
QUERINO, Glaucia Cavalcante; TOKUDA, André Masao Peres. TDAH e as Instituições de Ensino. Revista Conexão Eletrônica. Três Lagoas, v. 14, n. 1, p. 839-856, 2017. Disponível em http://revistaconexao.aems.edu.br/wp-content/plugins/download-attachments/includes/download.php?id=145. Acesso em: 08 jan. 2019.
SILVA, Elizabeth de Fátima Galvão; et al. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: um estudo com professoras do ensino fundamental I sobre seus alunos. Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queirós. v. 7, n. 27, p. 1-25, ago. 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170919090606.pdf. Acesso em: 08 out. 2018.
SILVA, Keity Valéria Padovan da. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um olhar pedagógico. Revista Eventos Pedagógicos. Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil, v. 6, n. 4, p. 223-231, nov./dez. 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2023/1617. Acesso em: 21 jan. 2019.
SOUZA, Clayton Peixoto de; SANTOS, Ana Paula Martins dos; VERAS, André Barciela. Gênero e transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade. In. NARDI, Antonio Egidio; QUEVEDO, João; SILVA, Antônio Geraldo (orgs.). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: teoria e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 163-170.