Formação de professores autantes como educadores ambientais: reflexões frente a vertente crítica
PDF

Palavras-chave

Educador ambiental. Formação. Educação Ambiental crítica.

Resumo

Ao vislumbrarmos a educação ambiental numa perspectiva socioambiental, entendemos que exige a superação de alguns entraves frente à prática pedagógica, dentre eles destacamos a formação. Logo, o presente artigo visa trazer algumas reflexões sobre a formação de professores atuantes como educadores ambientais mediante a abordagem crítica, a partir de síntese teórica elencada por meio de pesquisa bibliográfica. Para tanto, introduzimos a temática abordando o cenário da EA na atualidade, identidade docente e desafios postos devido ao crescente aumento dos impactos ambientais. Em seguida tratamos do educador ambiental frente ao processo de formação partindo da tentativa de caracterização dos mesmos, e de reflexões sobre estratégias formativas. Por fim, nos posicionamos reafirmando a necessária formação e que ação educativa-ambiental propõe uma mudança em diversos aspectos da prática pedagógica (curriculares e didáticas), envolvendo ação individual e coletiva, oriundas da formação inicial e continuada.

https://doi.org/10.20500/rce.v15i32.25585
PDF

Referências

ARAÚJO, F. d. M.; SANTOS, E. d. C. Educação Ambiental e a Prática da Transversalidade na Formação de Professores: Reflexos no Ensino Básico. In: Encontro Nacional de pesquisa em educação em Ciências, VII, 2009. Florianópolis. [Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/686.pdf>.Acesso em: 25 nov. 2018].

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília – Df, MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1997, 146p. [Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf >. Acesso em: 22 de mar. 2018].

BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília – Df, 1999. [Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9795.htm >. Acesso em: 29 de maio de 2018].

BRASIL. Base Nacional Curricular: Educação infantil e Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília – Df, MEC, 2017. [Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf, consultado em: 22 de mar. de 2018]

CAMPOS, M. A. T. A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Revista do PPGEA, Rio Grande do Sul, v. 32, n. 2, p.266-282, 2015. [Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/download/5543/3451>. Acesso em: 14 jul. 2018].

FEITOSA, R. A.; FIGUEIREDO, J. B. D. A. Formação de Educadores Ambientais na Tessitura de um Grupo de Pesquisa. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 8, n. 1 – p. 99-113, 2013. [Disponível em: <http://raphaelfeitosa.blogspot.com/2013/08/formacao-de-educadores-ambientais-na.html> acesso em: 14 jun. 2018].

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (coord.) Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - Diretoria de Educação Ambiental, 2004, p. 25-34.

GUIMARÃES, M. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de. (orgs.) Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006, p. 15-29.

LOUREIRO, C. F. B. Problematizando conceitos: contribuição à práxis em educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; FERRARO JÚNIOR, L. A.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. d. (orgs). Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006, p. 104-161.

PIMENTA, S. G. ANASTASIOU, L. d. G. C. Docência no Ensino Superior. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TEIXEIRA, C. TORALES, M. A. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, Curitiba, edição especial n. 3/2014, p. 127-144. Editora UFPR. [Disponível em:< https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38111>. Acesso em: 06 de fev. de 2019].

TORALES, M. A. A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental., v. especial, p. 1-17, março de 2013. [Disponível em:< https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3437>. Acesso em: 22 de nov. de 2018].

TOZONI-REIS, M. F. de C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência e Educação, Bauru, v.8, n.1, p. 83-96, 2002. [Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100007>. Acesso em: 22 de maio de 2019].

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).