Formação de professores autantes como educadores ambientais: reflexões frente a vertente crítica

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Marily da Silva Brito
Raphael Alves Feitosa

Resumo

Ao vislumbrarmos a educação ambiental numa perspectiva socioambiental, entendemos que exige a superação de alguns entraves frente à prática pedagógica, dentre eles destacamos a formação. Logo, o presente artigo visa trazer algumas reflexões sobre a formação de professores atuantes como educadores ambientais mediante a abordagem crítica, a partir de síntese teórica elencada por meio de pesquisa bibliográfica. Para tanto, introduzimos a temática abordando o cenário da EA na atualidade, identidade docente e desafios postos devido ao crescente aumento dos impactos ambientais. Em seguida tratamos do educador ambiental frente ao processo de formação partindo da tentativa de caracterização dos mesmos, e de reflexões sobre estratégias formativas. Por fim, nos posicionamos reafirmando a necessária formação e que ação educativa-ambiental propõe uma mudança em diversos aspectos da prática pedagógica (curriculares e didáticas), envolvendo ação individual e coletiva, oriundas da formação inicial e continuada.

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Artigos
Biografia do Autor

Marily da Silva Brito, Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Fortaleza

 Pós-graduanda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciênccia e Tecnologia do Ceará - PGECM/IFCE. 

Raphael Alves Feitosa, Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC; professor do Departamento de Biologia da UFC e Docente dos programas PGECM-IFCE e ENCIMA-UFC

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