Formação de professores autantes como educadores ambientais: reflexões frente a vertente crítica

Marily da Silva Brito, Raphael Alves Feitosa

Resumo


Ao vislumbrarmos a educação ambiental numa perspectiva socioambiental, entendemos que exige a superação de alguns entraves frente à prática pedagógica, dentre eles destacamos a formação. Logo, o presente artigo visa trazer algumas reflexões sobre a formação de professores atuantes como educadores ambientais mediante a abordagem crítica, a partir de síntese teórica elencada por meio de pesquisa bibliográfica. Para tanto, introduzimos a temática abordando o cenário da EA na atualidade, identidade docente e desafios postos devido ao crescente aumento dos impactos ambientais. Em seguida tratamos do educador ambiental frente ao processo de formação partindo da tentativa de caracterização dos mesmos, e de reflexões sobre estratégias formativas. Por fim, nos posicionamos reafirmando a necessária formação e que ação educativa-ambiental propõe uma mudança em diversos aspectos da prática pedagógica (curriculares e didáticas), envolvendo ação individual e coletiva, oriundas da formação inicial e continuada.


Palavras-chave


Educador ambiental. Formação. Educação Ambiental crítica.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i32.25585

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