A tensão entre política e pedagogia em Hannah Arendt

Danilo Arnaldo Briskievicz

Resumo


A partir do estudo do ensaio de Arendt intitulado A crise na educação (1958), analisamos dois de seus fundamentos: o histórico e político baseado na noção de destino manifesto do povo norte-americano e a crença de que o pragmatismo de matriz deweyana tornaria possível a superação dos seus dados negativos pela adoção generalizada do seu “credo pedagógico” e de seus princípios anunciados como democráticos. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e a fundamentação teórica desenvolveu-se em torno do pensamento filosófico de Arendt e de Dewey, como também de seus comentadores. Os resultados alcançados foram o aprofundamento da compreensão da crise da educação no mundo moderno no contexto da filosofia de Hannah Arendt e a apresentação de sua crítica sobre a origem pedagógica e política desta crise nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos da América.


Palavras-chave


pragmatismo; destino manifesto; filosofia política da educação.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i32.25842

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