Iniciação à docência em Educação Física: experiências formativas pelo Pibid

Conteúdo do artigo principal

Tatiana Moraes Queiroz de Melo
Fernanda Bindaco da Silva Astori
Silvana Ventorim

Resumo

Objetiva compreender como o coordenador, os supervisores e os bolsistas percebem os processos de iniciação à docência na formação inicial de professores de Educação Física, mediados pelo Pibid – UEFS. Discutimos com Antonio Nóvoa, Marcelo Garcia e Vicente Molina Neto sobre formação e início da docência. Buscamos em Walter Benjamin e Jorge Larrosa ancoragens sobre o conceito de experiência e em Elizeu Clementino de Souza sobre a pesquisa narrativa, que tomamos com opção metodológica. Os resultados apontam que o Pibid possibilita a colaboração entre universidade e escola, expressa um processo de iniciação à docência como uma experiência formativa no desenvolvimento profissional docente na graduação, que enseja ser concebido como política nacional institucionalizada de iniciação à docência.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tatiana Moraes Queiroz de Melo, Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana

Licenciada em Educação Física (UEFS), especialista em Metodologia da Educação Física e Esporte (UNEB), mestra em Educação (UFES), professora da Educação Básica, coordenadora do Currículo em Educação Física (Secretaria de Educação do Município de Feira de Santana).

 

Fernanda Bindaco da Silva Astori, Universidade Federal do Espírito Santo

Coordenadora pedagógica pela Rede Municipal de Ensino de Colatina/ES, atuando na Secretaria Municipal de Educação de Colatina/ES, onde coordena cursos de formação continuada de professores do Ensino Fundamental, desenvolvidos mediante projeto de formação continuada instituído pela Secretaria. Atua na assessoria pedagógica de escolas de ensino fundamental. É mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na linha Cultura, Currículo e Formação de Educadores; é Doutoranda em Educação (UFES), e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES).

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro de Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.

Referências

BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 62, p. 679-701, jul./set. 2015.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Políticas e práticas de formação de professores da educação básica no Brasil: um panorama nacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 39-52, jan./abr. 2011.

BRASIL. Ministério de Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria no 96, de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília: CAPES, 2013. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em 27/05/2019.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

GARCIA, Carlos Marcelo. A identidade docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p.109-131, ago/dez 2009b.

GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação. São Paulo, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009a.

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p.11-49, ago./dez. 2010.

GATTI, Bernardete A; BARRETO, Elba S. de S.; ANDRÉ, Marli E. D. A.. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011.

GATTI, Bernardete A.; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S.; FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional de professores. In: Nóvoa, A. (Org.) Vida de professores. Porto Editora. 2000.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

MOLINA NETO, Vicente. A cultura do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre. Movimento. Porto Alegre, v. 4, n. 7, p. 34-42, 1997a.

MOLINA NETO, Vicente. A formação profissional em Educação Física e Esportes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 34-41, set. 1997b.

NÓVOA, Antonio. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa, Portugal: Educa, 2002.

NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, n. 350, p. 203-218, dez. 2009. Disponível em: < http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf>. Acesso em: 17/11/2013.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria ou prática? São Paulo: Cortez, 1994.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico- metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Memórias e trajetórias de escolarização: abordagem experiencial e formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. In: 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2004. Disponível em: ˂ http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt13/t133.pdf˃. Acesso em: 20 jun. 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Subprojeto Educação Física Escolar: resignificando saberes e práticas. Feira de Santana, Departamento de Saúde, 2013.

VAILLANT, Denise; GARCIA, Carlos Marcelo. Ensinando a ensinar: As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.