Apresentação do Dossiê "Por uma História da Educação Fluminense"

Conteúdo do artigo principal

Jefferson da Costa Soares
Libania Nacif Xavier
Amalia Dias

Resumo

Apresentação do Dossiê temático.

Detalhes do artigo

Seção
Editorial
Biografia do Autor

Jefferson da Costa Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Assistente do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009). Doutor em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Realizou estágios de Pós-Doutorado como bolsista CAPES (PNPD) na PUC-Rio entre abril de 2014 e novembro de 2016.

Libania Nacif Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no do Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993 e 1999, respectivamente). Realizou pós doutorado na Universidade de Lisboa (2008). É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação, tendo participado da Direção Nacional da entidade no período de 2002 a 2006 e, atualmente, foi reconduzida à vice-presidência da SBHE, tendo exercido o cargo de 2015 a 2017 e, tendo sido reeleita, permanecerá no cargo até 2019.Tem experiência de pesquisa na área de História da Educação Brasileira, História da Profissão Docente, Política e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do ensino e processos de transmissão cultural, Intelectuais, pensamento social e Educação. 

Amalia Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, cultura e comunicação em Periferias Urbanas. Membro do Grupo de Estudos de História da Educação Local (EHELO). Doutora em História da Educação na Universidade Federal Fluminense (2012). Mestre em História da Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008)