Trajetórias formativas e profissionais de pedagogia frente à inclusão educacional

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Angélica Regina Schmengler
Mariane Carloto da Silva
Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Resumo

Essa escrita busca refletir sobre o processo formativo inicial em Pedagogia acerca da atuação frente aos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa definiu-se como qualitativa, do tipo exploratória, sendo utilizados questionários com cinco pedagogas de uma escola municipal de Santa Maria/RS. As profissionais tiveram contato com uma ou mais disciplinas da Educação Especial, mas os conhecimentos não foram suficientes. Evidenciaram aspectos que dificultam a prática inclusiva: salas de aulas lotadas; falta de sistema educacional preparado para a inclusão; diferentes especificidades que nem sempre são abordadas nas disciplinas; distância entre teoria e prática/realidade das escolas. É preciso repensar os cursos que formam Pedagogos(as) para a atuação frente à inclusão educacional.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Angélica Regina Schmengler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela UFSM. Mestre em Educação e Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Pedagoga e Educadora Especial pela UFSM. Professora da rede municipal de Educação de Santa Maria/RS

Mariane Carloto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Educadora Especial pela Universidade Federal de Santa Maria.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em educação. Professora adjunta do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação - UFSM.

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