Trajetórias formativas e profissionais de pedagogia frente à inclusão educacional

Angélica Regina Schmengler, Mariane Carloto da Silva, Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Resumo


Essa escrita busca refletir sobre o processo formativo inicial em Pedagogia acerca da atuação frente aos estudantes público-alvo da Educação Especial. A pesquisa definiu-se como qualitativa, do tipo exploratória, sendo utilizados questionários com cinco pedagogas de uma escola municipal de Santa Maria/RS. As profissionais tiveram contato com uma ou mais disciplinas da Educação Especial, mas os conhecimentos não foram suficientes. Evidenciaram aspectos que dificultam a prática inclusiva: salas de aulas lotadas; falta de sistema educacional preparado para a inclusão; diferentes especificidades que nem sempre são abordadas nas disciplinas; distância entre teoria e prática/realidade das escolas. É preciso repensar os cursos que formam Pedagogos(as) para a atuação frente à inclusão educacional.


Palavras-chave


formação inicial, pedagogia, inclusão educacional

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i35.26590

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