Discursos do sujeito coletivo de professores sobre bullying

Conteúdo do artigo principal

Ediane de Mattos Claro
Raquel Aparecida de Oliveira da Silva
Márcia Alves Simões Dantas
Janaína da Silva Gonçalves Fernandes

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções de professores do ensino fundamental sobre bullying. O método utilizado foi à abordagem qualitativa do tipo descritivo exploratório. Participaram dez professores do Ensino Fundamental de instituição de ensino pública localizada na região leste de São Paulo. Para coleta dos dados utilizou-se questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. Os dados foram analisados com o apoio da Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que estes professores atribuem as práticas de bullying à agressão, ao cyberbullying, a opressão como forma de poder e indicam a orientação como forma de respeito. Considerou-se que o bullying é uma prática de violência existente no ambiente escolar.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ediane de Mattos Claro, Faculdade Paschoal Dantas

Graduação em Pedagogia

Raquel Aparecida de Oliveira da Silva, Faculdade Paschoal Dantas

Graduação em Pedagogia

Márcia Alves Simões Dantas, Faculdade Paschoal Dantas

Mestre em Psicologia

Fonoaudióloga – Pedagoga

Licenciada em Biologia

Especialista em Linguagem, Psicanálise e Psicopedagogia

Coordenadora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar da Faculdade Paschoal Dantas.

 

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Centro Universitário Fieo - UNIFIEO

Doutora e Mestre em Psicologia Educacional.

Psicopedagoga.

Professora do Programa em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo - UNFIEO

Referências

BAGGIO, L.; PALAZZO, L. S.; AERTS, D. R. G. C. Planejamento suicida entre adolescentes escolares: prevalência e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 142-150, jan. 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000100015.

BANDEIRA, C. M.; HUTZ, C. S. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Revista Psicologia Escolar Educacional, Maringá, v. 16, n. 1, p. 35-44, jun. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100004.

CARPENTER, D.; FERGUNSON, C. J. Cuidado! Proteja seus filhos dos bullies. São Paulo: Butterfly Editora, 2011.

CARTH, J. L.. Bullying, racismo e preconceitos na escola: desafio da pedagogia contemporânea. São Paulo: Clube de Autores Editora, 2012.

CHALITA, G. Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. In: CHALITA, G. Pedagogia da Amizade. 4ª Edição. São Paulo: Editora Gente, 2008.

COELHO, M. T. B. F. Bullying escolar: revisão sistemática da literatura do período de 2009 a 2014. Revista psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 102, p. 319-330, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 jul. 2019.

ERIKSON, E. H.; ERIKSON, J. M. O ciclo da vida completo. [tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2º Edição. Campinas, SP: Verus, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia Do Oprimido. 58º Edição. Rio de Janeiro: Paz &Terra, 2014.

GUILLAIN, C. Vencendo o bullying: problemas da vida real. 1°edição. São Paulo: Hedra Educação, 2012.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília. Líber Livro: Editora, 2005.

LINS, M. J. S. C.; SOUZA, C. C. S. Avaliação do desenvolvimento da personalidade moral. Ensaio avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 1004-1020, jul. 2018. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601402.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, (Rio J.), Porto Alegre, v. 81, n. 5, supl. p. s164-s172, Nov. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572005000700006.

MALDONADO, M. T. Bullying e Cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco. 1°edição. São Paulo: Editora Moderna, 2011.

MALTA, D. C. et al . Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1359-1368, abr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017.

MOURA, R. R. B. S. O fenômeno bullying e suas consequências numa turma do 7°ano do ensino fundamental no município de vertentes-Pernambuco. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras/PB, v. 3, n. 5, p. 210-227, Jan.-Jun. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/15276/9230>. Acesso em 11 jul. 2019.

PIGOZI, P. L.; MACHADO, A. L. Bullying na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, p. 3509-3522, nov. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152011.05292014.

RISTUM, M. Bullying escolar. In: ASSIS, S. G.; CONSTANTINO, P.; AVANCI, J. Q., (orgs). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores (pp. 95-119). Rio de Janeiro: Ministério da Educação/ Editora FIOCRUZ, 2010.

ROSA, M. J. A. Violência no ambiente escolar: refletindo sobre as consequências para o processo ensino aprendizagem. Revista Fórum Identidades, Ano IV, v. 08, n. 08, jul.–dez.2010. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1785>. Acesso em: 11 jul. 2019.

SILVA, A. B. Mentes perigosas: bullying. Rio de Janeiro: Editora objetiva, 2010.

SILVA, E. N.; ROSA, E. C. S. Professores sabem o que é bullying?: um tema para a formação docente. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 329-338, dez. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200015.

TOGNETTA, L. R. P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa visão construtivista. Campinas, SP: Mercado de Letras, Fapesp, 2005.

YAZAN, B.; VASCONCELOS, Tradução de I. C. O. Três abordagens do método de estudo de caso em educação: Yin, Merriam e Stake. Meta: Avaliação, v. 8, n. 22, p. 149-182, mai. 2016. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v8i22.1038.