TRABALHO E FORMAÇÃO DE ADULTOS: ENTRE O SER E O TER
PDF

Palavras-chave

Trabalho e formação
Educação e desenvolvimento
Individualismo e competências

Resumo

Abordagem teórica que procura tornar inteligível o modo como evoluíram as articulações entre o trabalho e a formação de adultos a partir de meados do século XX. Durante os Trinta Anos Gloriosos a ênfase educativa foi centrada na construção da pessoa humana e materializou-se no conceito de Educação Permanente. No contexto de orientações vocacionalistas neoliberais, a centralidade da pessoa deu lugar à figura do indivíduo encarado como um “empresário de si” e como um recurso humano para a acumulação de capital. O futuro da formação de adultos precisa de ser reequacionada no quadro de uma crise de civilização.
https://doi.org/10.20500/rce.v11i22.2700
PDF

Referências

ALTHUSSER, Louis. Idéologie et apareils idéologiques de l'Etat. Sur la reproduction des conditions de la production. Pensée, p. 67-125, n. 151, p. 67-125, juin 1970.

ALVES, Natália. Juventudes e inserção profissional. Lisboa: Educa, 2008.

_______. Inserção profissional e formas identitárias. Lisboa: Educa, 2009.

ARON, Raymond. Les désillusions du progrès. Essai sur la dialectique de la modernité. Paris: Gallimard,1969.

ASÚN, José Manuel; FINGER, Mathias. A educação de adultos numa encruzilhada. Porto: Porto Editora. 2001.

AZOULAY, Gérard. Les théories du développement. Du rattrapage des retards à l'explosion des inégalités. Rennes : Presses Universitaires de Rennes. 2002.

BARROS, Rosana. As políticas educativas para o setor da educação de adultos em Portugal. As novas instituições e processos educativos emergentes entre 1996-2006. Lisboa: Chiado Editora, 2013.

BHOLA, Harbans S. Tendances et perspectives mondiales de l'éducation des adultes. Paris: Unesco, 1989.

BJORNAVOLD, Jens. Assegurar a visibilidade das competências. Identificação, avaliação e reconhecimento da aprendizagem não formal na Europa. Lisboa: Instituto para a Inovação na Formação, 2003.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. Le nouvel esprit du capitalisme. Paris: Fayard, 1999.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. La reproduction. Eléments pour une théorie du système d'enseignement. Paris: Editions de Minuit, 1970.

BAUDRILLARD, Jean. 1970. La société de consommation. Paris: Denoel, 1970.

BRUNER, Jerome S. Para uma teoria da educação. Lisboa: Relógio de Água, 1999.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).