TRABALHO E FORMAÇÃO DE ADULTOS: ENTRE O SER E O TER

Conteúdo do artigo principal

Rui Canário

Resumo

Abordagem teórica que procura tornar inteligível o modo como evoluíram as articulações entre o trabalho e a formação de adultos a partir de meados do século XX. Durante os Trinta Anos Gloriosos a ênfase educativa foi centrada na construção da pessoa humana e materializou-se no conceito de Educação Permanente. No contexto de orientações vocacionalistas neoliberais, a centralidade da pessoa deu lugar à figura do indivíduo encarado como um “empresário de si” e como um recurso humano para a acumulação de capital. O futuro da formação de adultos precisa de ser reequacionada no quadro de uma crise de civilização.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ALTHUSSER, Louis. Idéologie et apareils idéologiques de l'Etat. Sur la reproduction des conditions de la production. Pensée, p. 67-125, n. 151, p. 67-125, juin 1970.

ALVES, Natália. Juventudes e inserção profissional. Lisboa: Educa, 2008.

_______. Inserção profissional e formas identitárias. Lisboa: Educa, 2009.

ARON, Raymond. Les désillusions du progrès. Essai sur la dialectique de la modernité. Paris: Gallimard,1969.

ASÚN, José Manuel; FINGER, Mathias. A educação de adultos numa encruzilhada. Porto: Porto Editora. 2001.

AZOULAY, Gérard. Les théories du développement. Du rattrapage des retards à l'explosion des inégalités. Rennes : Presses Universitaires de Rennes. 2002.

BARROS, Rosana. As políticas educativas para o setor da educação de adultos em Portugal. As novas instituições e processos educativos emergentes entre 1996-2006. Lisboa: Chiado Editora, 2013.

BHOLA, Harbans S. Tendances et perspectives mondiales de l'éducation des adultes. Paris: Unesco, 1989.

BJORNAVOLD, Jens. Assegurar a visibilidade das competências. Identificação, avaliação e reconhecimento da aprendizagem não formal na Europa. Lisboa: Instituto para a Inovação na Formação, 2003.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. Le nouvel esprit du capitalisme. Paris: Fayard, 1999.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. La reproduction. Eléments pour une théorie du système d'enseignement. Paris: Editions de Minuit, 1970.

BAUDRILLARD, Jean. 1970. La société de consommation. Paris: Denoel, 1970.

BRUNER, Jerome S. Para uma teoria da educação. Lisboa: Relógio de Água, 1999.