Núcleo de pesquisas em educação e diversidade: educação especial em foco

Conteúdo do artigo principal

Sirlene Vieira Souza
Márcia Lúcia Nogueira de Lima Barros

Resumo

Este artigo objetiva divulgar um estudo de estado do conhecimento a partir dos trabalhos publicados pelo Núcleo de Pesquisas em Educação e Diversidade (NEEDI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especificamente as teses defendidas e apresentar quantitativamente as dissertações publicizadas, além dos trabalhos em andamento - dissertações e teses. O procedimento metodológico adotado foi a revisão bibliográfica sistemática. Os resultados apontaram que as temáticas se ampliam para o fomento da cultura da educação especial inclusiva no estado de Alagoas e que o gênero predominante das autorias ainda é feminino. As publicações respeitam um período entre os anos de 2007 a 2018, todas as teses finalizadas estão vinculadas a uma mesma instituição e programa de pós-graduação.

Palavras-chave: NEEDI, Produção científica, Educação inclusiva.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sirlene Vieira Souza, Universidade de Pernambuco Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas
(UFAL). Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Atua nas seguintes áreas: Educação de suros e Educação Especial inclusiva.

Márcia Lúcia Nogueira de Lima Barros, Universidade Federal de Alagoas- UFAL Centro Universitário Tiradentes- Unit

Professora de Libras e Educação especial; pesquisadora na área da formação de professores para a promoção da inclusão do público alvo da educação especial.

Referências

BITTENCOURT, Ivanise. As vivências de pessoas adultas com transtorno do Espectro Autista na relação com a escolaridade e concepções de Mundo. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2018, 235p.

Blog do NEEDI. Disponível em: http://neediufal.blogspot.com/ Acesso 18 de Abril de 2019.

CAIMI, Flávia Eloisa; LUZ, Rosângela Nunes. da. Inclusão no contexto escolar: Estado do conhecimento, práticas e proposições. Revista Educação Especial, v. 31, n. 62, Jul./Set. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/29202. Acesso em 27 de Abril de 2019.

Catálogo de teses e dissertações da Capes. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em 27 de Abril de 2019.

CECHINEL, Andre. et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação – PPGE. UNESC: Criciúma, v. 5, nº1, Janeiro/Junho 2016. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2446/2324. Acesso 18 de Abril de 2019.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. Teses e dissertações em Educação Especial na região nordeste no período de 1997 a 2012. Revista Educação Especial. v. 31 n. 60 p. 51-64 Jan/Mar. 2018 Santa Maria. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/search/search?simpleQuery=Lustosa&searchField=query. Acesso 18 de Abril de 2019.

MATOS, Selma Norberto; MENDES, Enicéia Gonçalves. DOSSIÊ TEMÁTICO Currículo e Prática Pedagógica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16 p. 35-59 jan./jun. 2014. Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/2889/2571 Acesso em 25 de Julho 2019.

MERCADO, Elisangela. Identidades do professor de Educação Especial no contexto de Maceió- Alagoas. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2016, 320p.

Plataforma Lattes. Currículo da coordenadora do NEEDI. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/8834824295660511. Acesso em 27 de Abril de 2019.

Programa de pós-graduação em Educação (PPGE). Informações do site disponíveis em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/institucional/historia . Acesso 18 de Abril de 2019.

MERCADO, Elisangela; FUMES, Neiza; BARROS, Márcia Lúcia Nogueira de Lima; BARBOSA, Marily Oliveira. Reflexões da Formação Docente no Projeto de Extensão Sextas Inclusivas da Universidade Federal de Alagoas. In: Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais eletrônicos. Campinas, GALOÁ, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/cbee/cbee6/papers/reflexoes-da-formacao-docente-no-projeto-de-extensao-sextas-inclusivas-da-universidade-federal-de-alagoas>. Acesso em: 26 jul. 2019.

SANTOS, Soraya Daiana dos. Docência no processo de inclusão do estudante com deficiência em cursos de educação física: Análise do contexto Universitário Brasileiro e Português. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2016, 290p .

SARMENTO, Viviane. “Mas agora o processo será diferente do nosso começo lá atrás”: A proposta colaborativa crítica como possibilidade de transformação de ações e significações para o ensino de Libras Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2018, 270p.

WUO, Andrea; IVANOVICH, Ana Carolina. Educação especial e educação inclusiva: um balanço das revisões de literatura. In: Anais do 7º CBEE, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/sirle/Downloads/galoa-proceedings--cbee7-49974-educacao-especia.pdf. Acesso em 27 de Abril de 2019.