ENTRE ESCOLA E TRADIÇÃO: A EDUCAÇÃO NUMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO PAULI

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Marcia Lúcia Anacleto de Souza

Resumo

Neste texto, abordo a educação construída e vivenciada no Quilombo Brotas, caracterizada pela tradição e a oralidade, e pelas experiências escolares, que não dialogam com a realidade histórica, territorial e identitária do grupo. Apresento uma tentativa escolar de aproximação com este grupo étnico-racial, visando à implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (BRASIL, 2012), e analiso a proposta diante da reação das crianças quilombolas. Por fim, problematizo o significado de um currículo voltado para o diálogo entre escola e quilombos, a inserção de outros saberes e histórias na perspectiva da educação escolar quilombola, e a construção de uma educação para as relações étnico-raciais.

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Artigos
Biografia do Autor

Marcia Lúcia Anacleto de Souza, Faculdade de Educação da UNICAMP

Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenciação Sócio-Cultural (GEPEDISC), do Departamento de Ciências Sociais e Educação, da Faculdade de Educação/UNICAMP

Referências

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