Qualidade e equidade na gestão democrática da escola pública brasileira
Resumo
O objetivo central deste artigo é analisar o lugar estratégico da qualidade e da equidade no processo de democratização da gestão da escola pública brasileira. A metodologia da pesquisa apropriou-se dos instrumentos da análise documental, análise de dados e a revisão bibliográfica. Os referenciais teóricos foram Lück (2011; 2013), Bolívar (2017), Leithwood (2009), Dubet (2004), Soares (2002; 2007) e Sammons (2008). Os resultados do estudo apontaram para o avanço da legislação educacional brasileira no tocante à gestão democrática, os desafios dos sistemas públicos de ensino em transformar o acesso à escola em aprendizagem dos alunos, e o papel do diretor escolar em liderar o processo de democratização da gestão da escola e da garantia de uma educação com qualidade e equidade.
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PDFDOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i31.29997
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Direitos autorais 2019 Revista Contemporânea de Educação

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747
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