Gênero e sexualidades no ensino médio: enfrentamentos e negociações

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Francisca Helena Gonçalves Vetorazo
Helena Sampaio

Resumo

Focalizando o cotidiano de estudantes do ensino médio e a interação deles com colegas e representantes de outras gerações, o artigo discute o caráter normatizador da instituição escolar  (e seus limites) no que diz respeito a questões de gênero e sexualidades. Constatando a presença hiperbólica dessas questões nas escolas de ensino medio, seguem duas considerações mutuamente implicadas: gênero e sexualidades são alvo de resistência de subjetividades por parte de todos que atuam no ambiente escolar; as escolas constituem espaço, por excelência, para o aprendizado do reconhecimento da igualdade de gênero e da diversidade sexual como direitos.

 

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisca Helena Gonçalves Vetorazo, Faculdade de Educação - Unicamp

mestra em Ciências Sociais na Educação,  doutoranda em  Educação -  Faculdade de Educação Unicamp, membro do grupo de pesquisas GEPEDISC-Unicamp.

Helena Sampaio, Faculdade de Educação - Unicamp

mestre em Antropologia Social e doutora em Ciência Política  pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), é docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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