Diretores escolares e o uso dos dados do SIMADE em escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais

Luisa Vilardi, Cynthia Paes de Carvalho

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo exploratório sobre a influência da liderança e das atitudes do/a diretor/a, do suporte pessoal e do acesso à tecnologia para o uso dos dados do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) na visão de cinco diretores da rede estadual de educação de Minas Gerais. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas. Para analisar as influências utilizamos o modelo proposto por Wayman et al. (2012) e o conceito de liderança de Jackson e Marriott (2012). Os resultados indicam que a liderança e as atitudes do/a diretor/a influenciam o uso dos dados na escola e que as tomadas de atitude frente aos dados são, em sua maioria, de cunho administrativo/burocrático. Além disso, o suporte para o uso do Simade, bem como cursos de formação são ações precárias e, por isso, precisam ser realizadas para que o uso dos dados assuma uma perspectiva mais pedagógica do que administrativa nas escolas.

Palavras-chave


Simade; Uso dos dados; Diretores escolares.

Texto completo:

PDF

Referências


BALDUTI, Camila Faria. Possibilidades de aperfeiçoamento do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE). 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública). Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. Disponível em: http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2017/10/CAMILA-FARIA-BALDUTI_REVISADO.pdf. Acesso em: 04 dez. 2018.

COPLAND, M. A. Leadership of inquiry: Building and sustaining capacity for school improvement. Educational Evaluation and Policy Analysis, 25, 375–395, 2003.

DATNOW, A.; PARK, V.; WOHLSTETTER, P. Achieving with data: How high-performing school systems use data to improve instruction for elementary students. Los Angeles: University of Southern California, Rossier School of Education, Center on Educational Governance, 2007.

DRABACH, N.P.; SOUZA, A. R. de. Leituras sobre a gestão democrática e o gerencialismo” na/da educação no Brasil. Revista Pedagógica, Chapecó - SC, v.16, n.33, pp. 221-248,jul./dez. 2014. Disponível em: Acesso em: 18 out. 2019.

JACKSON, Karen; MARRIOTT, Christine. The Interaction of Principal and Teacher Instructional Influence as a Measure of Leadership as an Organizational Quality. Educational Administration Quarterly, v. 48, n.2, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0013161X11432925. Acesso em: 08 out. 2018.

LIMA, Licínio. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 2ª ed. Cortez Editora, 2003.

LIMA, Carla da Conceição de. Uso dos dados do sistema mineiro de administração escolar (Simade) pelos gestores das escolas públicas da rede estadual. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MARTINS, Marcelo Augusto dos Anjos Lima. Estudo Comparativo da utilização do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) por duas escolas estaduais da SRE Coronel Fabriciano. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. 122 p.

MINAS GERAIS. Resolução SEE n° 1180 de agosto de 2008. Estabelece as diretrizes e dá orientações para implantação, manutenção e atualização de dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar SIMADE.

MINAS GERAIS. SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais. Educação inicia escolha dos diretores da rede estadual de ensino. Belo Horizonte, abril de 2019.

SOARES, T. M.; TEIXEIRA, L. H. G. Efeito do Perfil do Diretor na Gestão Escolar sobre a proficiência do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 34, pp.155-186, mai./ago. 2006.

TOMAZ, Paulo Aparecido. Possibilidades de uso das informações do Sistema Mineiro de Administração Escolar na gestão das escolas. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública). Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. Disponível em: http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2015/10/PAULO-APARECIDO-TOMAZ.pdf#page=35&zoom=100,0,761. Acesso em: 04 dez. 2018.

WAYMAN, J. C.; STRINGFIELD, S. Technology-supported involvement of entire faculties in examination of student data for instructional improvement. American Journal of Education, v.112, n.4, 549–571, 2006.

WAYMAN, Jeffrey; CHO, Vincent; JIMERSON, Jo Beth; SPIKES, Daniel. District-Wide Effects on Data Use in the Classroom. Education Policy Analysis Archives, v. 20, n. 25, 2012. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/979. Acesso em: 08 set. 2018.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i31.30181

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.