ENTREVISTA COM LIBÂNIA NACIF XAVIER: O I PROGRAMA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO (1983-1986).

Conteúdo do artigo principal

Sheila Cristina Monteiro Matos

Resumo

Esta entrevista, de cunho historiográfico, realizada com a professora Libânia Nacif Xavier, tem por motivação desvelar tensões e contradições vivenciadas na implementação do I Programa Especial de Educação. O diálogo foi estabelecido em 22 de março de 2016, no Campusda Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Detalhes do artigo

Seção
Entrevistas
Biografia do Autor

Sheila Cristina Monteiro Matos, PROPED/UERJ

Doutoranda em Educação da UERJ. Formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Orientadora Educacional em Mesquita/RJ. Professora II em Duque de Caxias/RJ

Referências

BOMENY, Helena. Salvar pela escola: programa especial de educação. In: FERREIRA, Marieta Moraes (org.). A força do povo: Brizola e o Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV; ALERJ, 2008. pp. 95-127. Disponível em: <http://www.cpdoc.fgv.br>. Acesso em: 11 mar. 2016.

EMERIQUE, Raquel Balmant. Do salvacionismo à segregação: a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro. 1997. 130f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) -- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

FARIA, Lia. Chaguismo e brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. CIEP -- Centro Integrado de Educação Pública -- alternativa para a qualidade do ensino ou nova investida do populismo na educação? Em Aberto, Brasília, ano 8, n. 44, out./ dez. 1989.

XAVIER, Libânia Nacif. Inovações e (des)continuidades na política educacional fluminense. In: FREIRE, Américo et al. (orgs.). Um estado em questão: os 25 anos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ALERJ/FGV, 2001. pp. 115-156.