Resumen
Esta entrevista, de cunho historiográfico, realizada com a professora Libânia Nacif Xavier, tem por motivação desvelar tensões e contradições vivenciadas na implementação do I Programa Especial de Educação. O diálogo foi estabelecido em 22 de março de 2016, no Campusda Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Citas
BOMENY, Helena. Salvar pela escola: programa especial de educação. In: FERREIRA, Marieta Moraes (org.). A força do povo: Brizola e o Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV; ALERJ, 2008. pp. 95-127. Disponível em: <http://www.cpdoc.fgv.br>. Acesso em: 11 mar. 2016.
EMERIQUE, Raquel Balmant. Do salvacionismo à segregação: a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro. 1997. 130f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) -- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
FARIA, Lia. Chaguismo e brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. CIEP -- Centro Integrado de Educação Pública -- alternativa para a qualidade do ensino ou nova investida do populismo na educação? Em Aberto, Brasília, ano 8, n. 44, out./ dez. 1989.
XAVIER, Libânia Nacif. Inovações e (des)continuidades na política educacional fluminense. In: FREIRE, Américo et al. (orgs.). Um estado em questão: os 25 anos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ALERJ/FGV, 2001. pp. 115-156.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).