O processo de seleção de alternativas para a gestão educacional

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Renata Cecilia Estormovski

Resumo

O estudo analisa os modelos charter e Inova BH a partir das falas à imprensa de representantes do Poder Executivo do Rio Grande do Sul, que as elencam como alternativas para a gestão das escolas da rede. Partindo de um referencial teórico que discute o conceito de política pública, sua abordagem sequencial e, dentro desse movimento, especifica a formulação de alternativas, realiza-se uma análise de conteúdo, buscando compreender – com base no materialismo histórico-dialético –, como as conotações ideológicas das propostas colocam-nas em destaque diante de outras possíveis políticas. O caráter dinâmico e os interesses que norteiam as tomadas de decisão nas ações estatais se salientam, apontando como as opções indicadas se constituem em relação com o contexto neoliberal e trazem implicações para o fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicas.

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Artigos
Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) com bolsa Capes, especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Letras (Faplan) e em Pedagogia (UFSM). Professora da rede estadual no Rio Grande do Sul.

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