AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO EM LIBRAS POR ALUNOS SURDOS: Uma proposta

Joice Batista Lemes, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Rimar Ramalho Segala, Guilherme Nichols, Marcus Vinícius Batista Nascimento

Resumo


Com base em uma experiência de pesquisa realizada na Universidade de Barcelona, Espanha optamos por criar também no Brasil um instrumento que contribuísse com as práticas pedagógicas apoiando o professor no que concerne às avaliações da compreensão de seus alunos surdos em Libras. Com este objetivo, foi elaborado um vídeo com a enunciação, em Libras, de uma fábula, e um elenco de 15 perguntas relativas à esta, resultando em duas versões do instrumento, as quais foram aplicadas em caráter experimental para 16 alunos surdos do Ensino Fundamental. Resultados preliminares são apresentados indicando a necessidade de ajustes a serem realizados no instrumento visando seu aperfeiçoamento e posterior validação.


Palavras-chave


Educação bilíngue. Avaliação. Libras.

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A Fábula ‘A tartaruga e a águia’ é atribuída a Esopo.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.32392

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