Resumo
As crianças de cinco anos são os sujeitos de uma celeuma jurídica do corte etário no oeste do Paraná entre 2005 e 2015. Neste artigo pretende-se descrever, compreender, historicizar e condensar a regulamentação estadual, levando em conta as concretizações no contexto da transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Objetivou realizar uma análise das normativas sobre o Ensino Fundamental de 9 anos enfocando a disputa jurídica e normativa sobre as criança de cinco anos e os efeitos do corte etário nas concretizações. A investigação demonstrou que a busca por uma escola de qualidade somente se efetivará através de uma proposta pedagógica consistente que atenda as necessidades infantis, os direitos de aprendizagem das crianças.Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Apresentação. In: RAPOPORT, Andrea [et al.] (orgs.). A criança de seis anos: no ensino fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 4-11.
AMOP - Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo Básico para a Escola Pública Municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental - anos iniciais. Cascavel: Assoeste, 2007.
BRASIL. Emenda Constitucional nº. 53/2006, de 19 de dezembro de 2006. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 dez. 2006. Disponível em: .
_____. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: .
_____. Lei n. 11.114, de 16 de maio de 2005. Objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 maio 2005. Disponível em: .
_____. Lei n. 13.306, de 4 de julho de 2016. Altera a Lei nº 8.069/1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4jul 2016. Disponível em: .
_____. PL 414/2008; PL 06755/2010. In: Portal da atividade Legislativa. Projetos e Matérias Legislativas. Brasília, 2010. Disponível em: .
DAHLEM, Roseli Bernadete (Org.) Agenda 21 escolar: o enraizamento da proposta nos centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu -- Paraná. Foz do Iguaçu, PR: Itaipu Binacional, 2011.
FLACH, Simone. Influência das decisões judiciais na oferta de educação paranaense. Reunião ANPED Sul, Caxias do Sul, 2012. (GT Politicas educacionais).
GONÇALVES, Luzia de Fátima. A que interesse responde a interferência do poder judiciário na organização do ensino fundamental de 9 anos no Paraná? CEE-PR, Curitiba: 2008.
PARANÁ. Deliberação nº. 03/06, de 09 de junho de 2006. Normas para a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos de duração no Sistema Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Conselho Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, PR, 09 jun. 2006. Disponível em: .
_____. Deliberação nº. 02/07, de 13 de abril de 2007. Alteração do artigo 12 da Deliberação n° 03/06-CEE. Conselho Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, PR, 13 abr 2007. Disponível em: .
_____. Deliberação nº. 02/08, de 10 de outubro de 2008. Conselho Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, PR, 10 out 2008. Disponível em: .
_____. Documento Orientador do Conselho Estadual de Educação do Paraná em Relação a Matrí¬cula na Educação Infantil e no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Conselho Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, PR, 9 de dezembro de 2011. (mimeo)
_____. Lei n. 16.049, de 19 de fevereiro de 2009. Dispõe a data de corte de 31 de dezembro para o ingresso no Ensino Fundamental. Diário Oficial [da] Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Curitiba, 19 fev 2009. Disponível em: .
_____. Lei n. 18.492, de 25 de Junho de 2015. Plano Estadual de Educação do Estado do Paraná. Diário Oficial [da] Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Curitiba, 25 jun 2015. Disponível em: .
_____. Nota Técnica, 2008. Conselho Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, PR, 2008. Disponível em: <http://www.undimepr.org.br/principal.php?menu=4>.
PAULA, Flávia Anastácio de; DEMENECH, Flaviana. “Temos cinco anos”: um registro sobre a antecipação da idade na implantação do ensino fundamental de nove anos no oeste do Paraná. Revista Contrapontos, Itajaí, vol. 11, n. 2, p. 115-124, mai./ago., 2011.
PAULA, Flávia Anastácio de; SILVA, Michele Neves da. A fila de espera nas CEMEIS e a política de não atendimento na educação Infantil: uma introdução. In: Seminário Nacional Políticas Sociais no Brasil, 2, 2005. UNIOESTE/Cascavel. Políticas Sociais e Desenvolvimento. UNIOESTE/Cascavel, 2005. p. 1-4.
MIRANDA, Romeu Gomes. Oficio nº 1023/2009, de 10 de novembro de 2009. Conselho Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, PR, 10 nov2009. Disponível em: <http://www.undimepr.org.br/principal.php?menu=4>.
NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Educação Pesquisa, São Paulo, vol. 37, n.1, p. 121-140, Jan./Apr., 2011.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Agora seu filho entra mais cedo na escola: a criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos em Minas Gerais. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96, p. 775-796, out., 2006.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).