AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS NO OESTE DO PARANÁ: NORMATIZAÇÕES E CONCRETIZAÇÕES EM DISPUTA

Flavia Anastacio Paula, Flaviana Demenech

Resumo


As crianças de cinco anos são os sujeitos de uma celeuma jurídica do corte etário no oeste do Paraná entre 2005 e 2015. Neste artigo pretende-se descrever, compreender, historicizar e condensar a regulamentação estadual, levando em conta as concretizações no contexto da transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Objetivou realizar uma análise das normativas sobre o Ensino Fundamental de 9 anos enfocando a disputa jurídica e normativa sobre as criança de cinco anos e os efeitos do corte etário nas concretizações. A investigação demonstrou que a busca por uma escola de qualidade somente se efetivará através de uma proposta pedagógica consistente que atenda as necessidades infantis, os direitos de aprendizagem das crianças.

Palavras-chave


Infância, Educação Infantil, Ensino Fundamental

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v12i24.3484

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