YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE APERFEIÇOAMENTO DE BOMBEIROS MILITARES

Conteúdo do artigo principal

Cândido Vieira da Silva
Mário Sérgio Pedroza Lobão

Resumo

Analisou-se o uso da Plataforma YouTube como ferramenta adicional na aprendizagem contínua à profissão dos Bombeiros Militares do 2º Batalhão de Proteção e Combate a Incêndio Florestal do Estado do Acre (BPCIF). Foi utilizado uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário aos militares do 2º BPCIF para traçar o perfil e a percepção dos investigados sobre a utilização da Plataforma como meio de aprendizagem à sua profissão. Conclui-se que a ferramenta possibilita não só a aprendizagem do conhecimento investigado, mas contribui para outras áreas de conhecimento e profissões, evidenciando que a Plataforma promove a disseminação de conhecimentos e garantindo maior segurança e minimização de riscos em operações feitas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cândido Vieira da Silva, Instituto Federal do Acre

Especialista em Educação Profissional, Científica e Tecnológica; graduado em Matemática - Licenciatura; Bombeiro Militar no Estado do Acre.

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre.

Referências

ACRE. Corpo de Bombeiros do Estado Acre. Diretoria de Recursos Humanos – DRH. Rio Branco, AC. 2020.

AMORIM, P.; CASTRO, D. Mídias digitais: uma nova ambiência para a comunicação móvel. Encontro de História da Mídia da Região Norte. Anais eletrônico. Palmas, n. 1, p. 1-11, out. 2010.

BRASIL. Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Mulheres nas instituições de segurança pública: estudo técnico nacional. Brasília, 2013. p. 10.

BURGESS, J.; GREEN, J. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009. p. 17-18.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Vol 1. 8. ed. Paz e Terra. 1996.

DUARTE, R. Cinema & Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 19, 38.

GERHARDT, T. E., SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS - Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GOMES, I. F. A utilização de vídeos da internet por estudantes de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora. MG. 2011. p. 47, 52.

HOOTSUITE. Biblioteca de recursos: o social vídeo Toolkit, 2020. Disponível em: https://hootsuite.com/resources/social-video-checklists. Acesso em: 18 fev. 2020.

JUNGES, D. L. V; GATTI, A. Estudando por vídeos: o Youtube como ferramenta de aprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 143-158, maio/ago. 2019.

LAVILLE, C. DIONNE, J. A construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 1. ed. São

Paulo, SP : Edições Loyola, 1998.

MOTA, G. M. Possibilidades de uso do site de rede social Youtube na educação básica em Itabaiana-SE. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. p. 30

MATTOS, A. M. A. VALÉRIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e

interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 1. 2010, p. 135-158.

MOURA, G. B. F.; FREITAS, L. G. O Youtube como ferramenta de aprendizagem. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. v. 10, p. 259-272, 2018.

OLIVEIRA, J. N. YouTube como fonte de conhecimento: análise sobre como o YouTube auxilia na construção da vida profissional e na desintermediação das práticas em grupos de camada popular. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba – PR. 2017.

VIDEO VIEWERS. Como o brasileiro assistiu a vídeos esse ano? 2017. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video-viewers-2016-como-o-brasileiro-assistiu-a-videos-esse-ano/. Acesso em: 04 de mar. de 2020.

RIBEIRO, A. E. Jogos Online no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. In: COSCARELLI, C. V. Tecnologias para aprender. 1ª Ed. Parábola Editora. São Paulo, 2016, p. 160 -174.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, M.T. Contribuições pedagógicas da rede social YouTube para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. p. 28.

SOUSA, T. F., FERREIRA, W. M., SANTOS, S. F. S., FONSECA, A. S. Capacidade para o trabalho e aptidão física em bombeiros militares. Revista Saúde e Pesquisa, 2012; 5 (2): 310 -318.

VERAS, A. S. O uso de vídeo aula como método adicional no aperfeiçoamento contínuo de salvamento em altura. Artigo Científico (Curso de Formação de Oficiais - CFO) - Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar. Goiânia, GO. 2018. p. 30.

WOHLGEMUTH, J. Vídeo educativo: uma pedagogia audiovisual. Brasília: Editora Senac–DF, 2005.

YOUTUBE. YouTube em números. Disponível em: https://www.youtube.com/about/press/. Acesso em: 04 mar. 2020.