O trabalho docente na educação pública fluminense frente ao empresariamento

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Amanda Moreira da Silva

Resumo

O artigo trata de um programa educacional com Parceiras Público-Privadas (PPP) existente na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Tendo como aporte o referencial teórico-metodológico de Gramsci e Poulantzas, analisou-se a entrada de frações da classe dominante nas escolas públicas fluminenses no período de dez anos (2008 a 2017). Por meio de documentos e editais da Secretaria de Educação mapeou-se o processo de flexibilização do trabalho docente buscando identificar o tipo de trabalhador esperado para atuar nessas escolas. Os resultados da pesquisa demonstraram como o Estado foi sendo reposicionado pelo bloco no poder, como foram abertos os caminhos para o empresariamento no estado do Rio de Janeiro na área de Educação e de que forma isso influenciou o trabalho docente.

 

Palavras-chave: Trabalho docente. Precarização. Empresariamento.

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Biografia do Autor

Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela UFRJ.

O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA FLUMINENSE FRENTE AO EMPRESARIAMENTO

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