Relatos docentes e as fragilidades da disciplina de ensino religioso

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Letícia Casagrande Oliveira
Jacira Helena do Valle Pereira Assis

Resumo

Apresentamos neste artigo um recorte de pesquisa desenvolvida para a produção de tese de doutorado no campo de estudos e pesquisas da Sociologia da Educação. Objetivamos discutir práticas docentes na disciplina de Ensino Religioso em escolas públicas confessionais conveniadas com o Estado. A problematização proposta aborda a questão da laicidade do Estado, bem como o espaço dado à religião/religiosidade em escolas públicas. A metodologia da pesquisa consistiu na realização de entrevistas com três professores da disciplina de Ensino Religioso, os dados foram analisados a partir da perspectiva bourdieusiana. Os resultados indicam que os docentes apresentam inseguranças quanto ao desenvolvimento de suas práticas, dúvidas em relação aos conteúdos e conceitos a serem trabalhados.

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Artigos
Biografia do Autor

Letícia Casagrande Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). | Membro do Grupo De Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE - UFMS) | Campo Grande | MS | Brasil. E-mail: le.ticiah@hotmail.com

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) | Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS | Departamento de Educação/CCHS | Coordenadora do Grupo De Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE - UFMS) |Campo Grande | MS | Brasil. E-mail: jpereira.dou@terra.com.br

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