Mal-estar de professores: revisão sistemática na psicanálise (1998-2018)

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Paula Porto Barbosa
Larissa Costa Scherer
Livia Silva Teixeira
Roberta Duarte dos Santos
Thaysa Silva dos Santos
Yara Porto de Paula Lima
Bety Ribeiro Corrêa
Luana Silva Miceli
Sara Vieira do Nascimento
Julia Vital Theles

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão sistemática realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Teve como objetivo mapear a produção acadêmica sobre mal-estar de professores na psicanálise durante os últimos vinte anos, no cenário brasileiro, a fim de compreender como a área tem construído o conhecimento em sua articulação com a educação. Dividiu-se metodologicamente em dois momentos distintos, um que visou compreender a panorâmica desta produção e outro especificamente voltado para uma análise das formas como a abordagem do mal-estar têm sido construídas pelo campo. Foram utilizadas, prioritariamente, como fontes documentais, livros, teses, dissertações e artigos acadêmicos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristiana Carneiro, UFRJ

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ, na Linha Subjetividade, Cultura e Clínica.

Paula Porto Barbosa, UFRJ

Estudante de Pedagogia pela UFRJ e bolsista PIBIC de Iniciação Científica UFRJ

Larissa Costa Scherer, UFRJ

Doutoranda em Psicologia- UFRJ

Livia Silva Teixeira, UFRJ

Mestranda em Psicologia - UFRJ

Roberta Duarte dos Santos, UFRJ

Mestranda em Psicologia - UFRJ

Thaysa Silva dos Santos, UFRJ

Mestranda em Psicologia - UFRJ

Yara Porto de Paula Lima

Mestranda UFJF

Bety Ribeiro Corrêa, UFRJ

Mestranda URJ

Luana Silva Miceli, UFRJ

Pedagoga

Sara Vieira do Nascimento, UFRJ

Estudante de Pedagogia

Julia Vital Theles, UFRJ

Estudante de Pedagogia

Referências

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