Resumo
Este artigo apresenta o resultado da análise feita em documentos que abordam a Reforma do Ensino Médio, sua relação com o decreto 2.208/17 e o desafio da liderança frente a essa reforma para a educação brasileira. Os dados foram obtidos a partir da análise documental e revisão bibliográfica de autores que discutem acerca da origem e percursos da escola desde a antiguidade aos dias atuais, sua função como aparelho ideológico de dominação e o possível destino da Educação Profissional e Tecnológica. Concluiu-se que a atual conjuntura da educação brasileira, está a serviço da classe dominante que por muitos anos detém o saber científico em posse da minoria. E que essa reforma constitui uma forma de manutenção e ampliação da desigualdade na oferta do Ensino Médio e Profissional, pondo em risco o futuro do Ensino Médio Integrado e da formação integral dos sujeitos pertencentes à classe popular.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).