DESAFIOS DA LIDERANÇA ESCOLAR DIANTE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO.

Carina Cruz do Nascimento de Amorim

Resumo


Este artigo apresenta o resultado da análise feita em documentos que abordam a Reforma do Ensino Médio, sua relação com o decreto 2.208/17 e o desafio da liderança frente a essa reforma para a educação brasileira. Os dados foram obtidos a partir da análise documental e revisão bibliográfica de autores que discutem acerca da origem e percursos da escola desde a antiguidade aos dias atuais, sua função como aparelho ideológico de dominação e o possível destino da Educação Profissional e Tecnológica. Concluiu-se que a atual conjuntura da educação brasileira, está a serviço da classe dominante que por muitos anos detém o saber científico em posse da minoria. E que essa reforma constitui uma forma de manutenção e ampliação da desigualdade na oferta do Ensino Médio e Profissional, pondo em risco o futuro do Ensino Médio Integrado e da formação integral dos sujeitos pertencentes à classe popular.


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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.35577

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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