EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DO PROFESSOR FORMADOR NAS LICENCIATURAS

Nayara Araujo Duarte Leitão, Evangelina Maria Brito de Faria

Resumo


Diante da necessidade de uma nova relação entre a formação do professor e prática da educação inclusiva nas Universidades, o objetivo deste trabalho é observar a formação para a inclusão em cursos de licenciatura, a partir das estratégias metodológicas utilizadas pela professora formadora na disciplina Libras, de uma universidade pública na Paraíba - Brasil. Metodologicamente, partiremos de uma visão interpretativista de dados gerados por dois diários de campo em que foram registradas estratégias metodológicas utilizadas pela professora formadora, durante um semestre letivo. Os dados apontam que a docente busca uma sensibilização através de discussões de textos oficiais que legislam sobre a educação inclusiva e, especificamente, a dos surdos, desempenhando seu papel na formação inclusiva.


Palavras-chave


Educação inclusiva; Formação de professores; Língua Brasileira de Sinais

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em . Acesso em 03 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. Disponível em: . Acesso em 12 jul. 2018.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer do Conselho Nacional de Educação – (CNE) / CEB n.º 17 (2001). Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de agosto de 2001. Seção 1, p.46. Disponível em: . Acesso: 27 fev. 2012.

CARVALHO, Rosita Edler. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

CORREA, Adriana Moreira de Souza; NASCIMENTO, Antonio Joamir Brito do; VIEIRA, Maria Luana Araújo. A avaliação do aluno surdo na escola regular. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, vol. 1, Ed. Especial, p. 20-29, set./dez., 2016.

GARCEZ, Pedro de Moares e SCHLATTER, Margarete. Professores-autores-formadores: Princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In: MATEUS, Elaine e TONELLI, Juliana Reichert Assunção (Org.). Diálogos (IM)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.

KELMAN, Celeste Azulay. Multicuturalismo e surdez: respeito às culturas minoritárias. In.: LODI, Ana Claudia Balieiro; Mélo, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulália. (org.) Letramento, bilingüismo e educação de surdos. Porto Alegre Mediação, 2012.

LIMA, Niédja Maria Ferreira de. Inclusão escolar de surdos: o dito e o feito. In.: LODI, Ana Claudia Balieiro; Mélo, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulália. (org.) Letramento, bilingüismo e educação de surdos. Porto Alegre Mediação, 2012.

MEDRADO, Betânia Passos e CELANI, Maria Antonieta Alba. A Lei Brasileira de Inclusão: as antigas e novas demandas para a formação de professores de línguas. In: MATEUS, Elaine e TONELLI, Juliana Reichert Assunção (Org.). Diálogos (IM)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. Papel da língua de sinais na aquisição da escrita por estudantes surdos. In.: LODI, Ana Claudia Balieiro; Mélo, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulália. (org.) Letramento, bilingüismo e educação de surdos. Porto Alegre Mediação, 2012.

RAMOS, Denise Marina. Análise da produção acadêmica constante no banco da CAPES segundo o assunto educação de surdos (2005-2009). 2013. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, Araraquara - SP, 2013.

ROPOLI, Edilene Aparecida. et.al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. V.1. Brasília: MEC / Secretaria de educação especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SAMPAIO, Maria Janaina Alencar. Um olhar sobre a efetivação das políticas públicas na educação de surdos: foco na produção textual. 2012. 165f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36423

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.