ENGAJAMENTO ACADÊMICO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Fátima Cofferri
Giovana Fernanda Justino Bruschi
Maria dos Remédios Lima Silva
Bettina Steren dos Santos

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o engajamento acadêmico a partir das perspectivas de estudantes de graduação de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados realizamos um questionário com 31 estudantes de cursos de graduação que foram analisados através da metodologia Análise de Conteúdo. A partir dos dados analisados, percebemos que o engajamento é um contributo não só para o ingresso, mas também para a permanência nas universidades. Nesse sentido, compreender o engajamento acadêmico sob a perspectiva dos estudantes é reconhecer que essa voz importa e pode ser um ponto de partida para que sejam desenvolvidas estratégias políticas, institucionais e educacionais de acolhimento estudantil.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Fátima Cofferri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2010), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Atualmente é Pedagoga na Universidade Aberta do SUS na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

Giovana Fernanda Justino Bruschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Letras. Pós MBA em Governança e Gestão de Riscos, Especialização em Administração da Produção, Gestão da Qualidade, MBA em Gestão em Marketing e Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é  doutoranda em Educação pela PUCRS.

Maria dos Remédios Lima Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras/PB-Faculdade de Filosofia, Ciências (2005), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Doutorado em Educação pela mesma Instituição de Ensino (2017-2021), em andamento. Atualmente é professora da Rede Municipal de Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS.

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The University of Texas at Austin, EUA (2009). É professora da Escola de Humanidades/Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq 1D.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trads. L. de A. Rego & A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2006.

BARKLEY, E. F. Student engagement techniques: a handbook for College Faculty. Jossey-Bass, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano, 2009. Disponível em: http://reuni.mec.gov.br Acesso em jun. 2020.

CABALLERO, C. Burnout, Engagement y Rendimiento Academico entre Estudiantes Universitarios que trabajan y aquellos que no trabajan. Revista Psicogente, Vol 9, nº 16. 11-27, 2006.

CHARLE, C; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: UNESP, 1996.

COATES, H. A model of online and general campus-based student engagement. Assessment and Evaluation in Higher Education, USA, v.32, n. 2, p. 121–141, 2007.

COATES, H. Engaging students for success. Australasian student engagement report. Melbourne: ACER, 2009. Disponível em: https://works.bepress.com/hamish_coates/58/. Acesso em jun. 2020.

COSTA, P. T.; CÔRTE VITÓRIA, M. I. C. Engajamento acadêmico: apostes para os processos de avaliação da Educação Superior. In: Educere – Congresso Nacional de Educação, 13, 2017, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Universitária Champagnat, 2017.

ENGAGEMENT. In: Oxford On-Line Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/engagement. Acesso em jun. 2020.

KAHU, E. R. Framing student engagement in higher education, Studies in Higher Education, 38:5, 758-773, 2013.

KUH, G. et al. Connecting the dots: Multi-faceted analyses of the relationships between student engagement results from the NSSE, and the institutional practices and conditions that foster student success. NSSE, Indiana University, p. 547-556, 2006.

KUH, G. What student affairs professionals need to know about student engagement. Journal of College Student Development, Maryland, USA v. 50, n. 6, p. 683-706, 2009. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/364960. Acesso em jun. 2020.

LIMA, J. S. S.; OLIVEIRA, A. M. B.; SOUSA, J. C.. Saúde Psíquica e Prevalência da Síndrome de Burnout em discentes. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, p. 257-276, 2020.

MARTINS, L. de; RIBEIRO, J. L. D. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 223-247, 2017.

MATTOS, H. C. X. S.; FERNANDES, M. C. S. G. Estudantes universitários: estratégias e procedimentos para a permanência. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, p. 156-174, 2019.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, J. A. Prefácio. In: RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A. M.; CORTE VITÓRIA, M. I. (org). Promovendo o engagement estudantil na Educação Superior. 1ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018, v. 1, p. 13-14.

PASCARELLA, E. Using student self-reported gains to estimate collegiate impact: a cautionary tale. Journal of College Student Development, Maryland, USA, v. 42, n. 5, p. 488–492, 2001.

PIROT, L.; DE KETELE, J. M. L’engagement académique de l’étudiant comme facteur de réussite à l’université – étude exploratoire menée dans deux facultes contrastés. Revue des Sciences de l’Éducation, Montréal, v. 26, n. 2, p. 367-394, 2000. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/rse/2000-v26-n2-rse367/000127ar/ Acesso em jul. 2020.

RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A. M.; CORTE VITÓRIA, M. I. Engagement Acadêmico: Retrospectiva histórica (diferentes níveis, distintas consequências e responsabilidades). In: RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A. M.; CORTE VITÓRIA, M. I. (org). Promovendo o engagement estudantil na Educação Superior. 1 ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018, v. 1, p. 15-34.

TROWLER, V. Student engagement literature review. 2010. Disponível em:https://www.heacademy.ac.uk/system/files/studentengagementliteraturereview_1.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020.

VITÓRIA, M. I. C.; CASARTELLI, A. O; RIGO, R. M.; COSTA, P. T.. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Revista Educação PUCRS, v. 41, p. 262-269, 2018.

WELLER, W; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Vozes: Petrópolis, 2010.