Resumo
O artigo objetiva analisar as contribuições de Norbert Elias no campo social e educacional. Para tanto, toma-se como referência fundantes duas de suas elaborações teóricas, a saber: O Processo Civilizador: formação do estado e civilização (1993) e, A Sociedade dos Indivíduos (1994). As reflexões suscitadas, a partir destas obras, buscam evidenciar a individualização do indivíduo, sua relação com a sociedade individual e coletiva e a relação social com o Ser indivíduo. Portanto, as análises de Elias, contribuem significativamente para compreender as ocorrências sociais e educacionais na contemporaneidade, uma vez que, considera a cultura e a civilização elementos relacionais na sociedade, por condicionar às organizações políticas, a estrutura econômica, a tecnologia e a vida social como um todo.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).