RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DE NORBERT ELIAS

Cristiane Pereira Pereira Peres

Resumo


O artigo objetiva analisar as contribuições de Norbert Elias no campo social e educacional. Para tanto, toma-se como referência fundantes duas de suas elaborações teóricas, a saber: O Processo Civilizador: formação do estado e civilização (1993) e, A Sociedade dos Indivíduos (1994). As reflexões suscitadas, a partir destas obras, buscam evidenciar a individualização do indivíduo, sua relação com a sociedade individual e coletiva e a relação social com o Ser indivíduo. Portanto, as análises de Elias, contribuem significativamente para compreender as ocorrências sociais e educacionais na contemporaneidade, uma vez que, considera a cultura e a civilização elementos relacionais na sociedade, por condicionar às organizações políticas, a estrutura econômica, a tecnologia e a vida social como um todo.

 


Palavras-chave


Educação. Indivíduo. Sociedade.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36615

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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