PRÉ-ESCOLA, OBRIGATORIEDADE E PLANOS DE EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
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Palavras-chave

PNE
PMEs
obrigatoriedade

Como Citar

Nunes, M. F. R., Barros, C. dos A., & dos Santos, E. C. (2017). PRÉ-ESCOLA, OBRIGATORIEDADE E PLANOS DE EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO. Revista Contemporânea De Educação, 12(24), 303–322. https://doi.org/10.20500/rce.v12i24.3678

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a obrigatoriedade na Educação Infantil -- EI nos Planos Municipais de Educação de 16 municípios do estado do Rio de Janeiro, com a metodologia de seleção levando em conta o Produto Interno Bruto per capita e a população (2010), agrupando em pares por semelhanças (PIB/População) e diferenças (atendimento na pré-escola em 2010 e 2014). A análise incide sobre a expansão da EI, principalmente no que diz respeito à pré-escola, que deve ser universalizada em 2016, considerando a meta e suas estratégias, em diversas categorias: expansão do atendimento, dotação orçamentária e relação entre os entes federativos.

https://doi.org/10.20500/rce.v12i24.3678
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