A produção acadêmica sobre o ensino médio no Brasil (2011-2016)

Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Wagner dos Santos, Silvana Ventorim, Juliana Martins Cassani, Amarilio Ferreira Neto

Resumo


Esta pesquisa se organiza em torno da seguinte questão: como a produção científica tem sinalizado o ensino médio brasileiro? Possui como objetivo mapear, inventariar e analisar a literatura acadêmica sobre essa etapa da escolarização. Do tipo estado do conhecimento, assume como corpus documental: 81 teses, 41 dissertações e 63 artigos publicados no campo da educação. As fontes foram analisadas com base em indicadores bibliométricos: distribuição temporal, procedência autoral, referenciais teóricos mobilizados e temáticas abordadas nas pesquisas. Os resultados sinalizam para um interesse recorrente entre os pesquisadores do campo da educação em discutir o ensino médio a partir da ótica das políticas públicas educacionais.


Palavras-chave


Ensino médio, produção cientifica, mapeamento

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i35.36972

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