A produção acadêmica sobre o ensino médio no Brasil (2011-2016)
PDF

Palavras-chave

Ensino médio
produção cientifica
mapeamento

Resumo

Esta pesquisa se organiza em torno da seguinte questão: como a produção científica tem sinalizado o ensino médio brasileiro? Possui como objetivo mapear, inventariar e analisar a literatura acadêmica sobre essa etapa da escolarização. Do tipo estado do conhecimento, assume como corpus documental: 81 teses, 41 dissertações e 63 artigos publicados no campo da educação. As fontes foram analisadas com base em indicadores bibliométricos: distribuição temporal, procedência autoral, referenciais teóricos mobilizados e temáticas abordadas nas pesquisas. Os resultados sinalizam para um interesse recorrente entre os pesquisadores do campo da educação em discutir o ensino médio a partir da ótica das políticas públicas educacionais.

https://doi.org/10.20500/rce.v16i35.36972
PDF

Referências

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Brasília: MEC/CNE, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Brasília: MEC/CNE, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional Para o Ensino Médio. Brasil, PNEM, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n.º 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Terceira Versão. Brasília: MEC, 2017.

BUFFA, E. A teoria em pesquisa: o lugar e a importância do referencial teórico na produção em educação. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 4. P.33-38, 2005.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artimed Editora, 2013.

DAYRELL, J. et al. Juventude e escola. In: SPOSITO, Marilia. O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

DAYRELL, J. CARRANO, P. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In DAYRELL, J.;. CARRANO, P.; MAIA, L. C. (Org) Juventude e ensino médio, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2013.

FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. RAMOS, M. (Org). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo, Cortez: 2012.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

HAYASHI, C. R. M. Apontamentos sobre a coleta de dados em estudos bibliométricos e cientométricos. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 89-102, 2013.

JOB, I. Bibliometria aplicada aos estudos do campo da educação física: confiabilidade, qualidade e relevância nas publicações. Revista Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 30, n. 54, p. 18-34, jul. 2018.

KUENZER, A. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, 2010.

KUENZER. A. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade. Campinas, v.21, n.70, 2000.

KUHN, T. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

LEÃO, G; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117. p. 1067-1085, out./dez. 2011.

MUGNAINI, R.; JANNUZZI, P.; QUONIAN, L. M. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Revista Ciência e Informação, v. 33. n.2, p. 123-131, maio/ago, 2004.

RAMOS, M. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, jul./set. 2011.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

STUMPF, Ida Regina Chitto Revistas universitárias brasileiras: barreiras na sua produção. Transinformação Campinas, v. 9, n. 1, p. 34-48,1997

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).