NARRATIVAS DIGITAIS E HIPERTEXTOS: CARACTERÍSTICAS, APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS

Késsia Mileny de Paulo Moura, Sérgio Roberto Kieling Franco

Resumo


No contexto da cibercultura as narrativas ganham novos potenciais, visto que a dinâmica que envolve o processo de produção ganha novos espaços, formatos e significações. As narrativas, agora digitais, são produzidas no movimento de evolução dos meios tecnológicos e dos usos que fazemos deles para nossas produções. Este texto tem como objetivo caracterizar as narrativas digitais à luz da discussão sobre hipertexto. Para tanto, trazemos discussão teórica por meio das vozes e interlocuções de autores que tratam das propriedades do ambiente digital onde as narrativas são produzidas, e dos formatos de hipertextos em que circunscrevemos a sua ancoragem, como Murray (2003), Santaella (2003), Prado et al. (2017), Xavier (2002, 2010, 2015), Lemke (2002, 2010), entre outros.  


Palavras-chave


Narrativas digitais. Hipertexto. Características.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, Denise Bertóli; SCHLINDWEIN, Ana Flora. A inserção dos recursos digitais e da Internet nas práticas sociais e educacionais: impactos no ensino da literatura do século XXI. Remate de Males, Campinas-SP, v. 34, n. 2, p. 635-652, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635869. Acesso em: 12 jan. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KIELING, Alexandre S. et al. Narrativas Digitais Interativas e o Uso da Tecnologia como Narrador Implícito. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 739-758, set./dez. 2012.

LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-18132010000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 fev. 2019.

LEMKE, Jay L. Travels in Hipermodality. Visual Communication, v.1, n.3, p. 299-325, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/147035720200100303?journalCode=vcja. Acesso em: 23 nov. 2018.

MURRAY, H. J. Hamlet no Holodeck. O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú cultural: Unesp, 2003.

NOJOSA, Urbano Nobre. Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto. In: FERRARI, Pollyana (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2019. p. 69-78.

PAUL, Nora. Elementos das narrativas digitais. In: FERRARI, Pollyana(org.). Hipertexto, hipermídias: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2019. p. 121-139.

PERNISA JUNIOR, Carlos. Mônadas abertas: a evolução de um conceito. Brazilian Journalism Research, v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/518. Acesso em: 17 mar. 2019.

PRADO et al. (2017). Narrativas digitais: conceitos e contexto de letramento. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp. 2, p. 1156-1176, ago./2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10286/6679. Acesso em: 23 fev. 2019.

XAVIER, Antonio Carlos. Desafio do hipertexto e estratégias de sobrevivência do sujeito contemporâneo. Estudos da Língua(gem), v. 13, n. 2, p. 73-90, dez. 2015. Disponível em: http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/viewFile/473/426. Acesso em: 10 jan. 2019.

XAVIER, Antonio Carlos. Educação, tecnologia e inovação: o desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea. (Con)Textos Linguísticos, v. 7, n. 8.1, p. 42-61, 2013. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6004/4398. Acesso em: 10 jan. 2019.

XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

XAVIER, Antonio Carlos. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas, 2002.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.37037

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.