Escuta sensível e o estudante com transtorno do espectro autista

Conteúdo do artigo principal

Nilcéia Frausino da Silva Pinto
Andreia Cristina Lidoino Pontarolo

Resumo

O presente artigo aborda as contribuições da escuta sensível e da pedagogia da presença no desenvolvimento cognitivo do estudante com transtorno do espectro autista - TEA no ensino regular.  Este trabalho discute a seguinte problemática: a escuta sensível e a pedagogia da presença contribuem com o desenvolvimento cognitivo do estudante com TEA? Constitui seu objetivo compreender a importância de utilizar a escuta sensível e a pedagogia da presença no planejamento escolar a ser desenvolvido com os estudantes.  A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, a partir de leituras de livros e de artigos. Os estudos bibliográficos permitem concluir que a inclusão não é apenas inserir esses estudantes em sala regular, mas é necessário oferecer-lhes meios para que possam aprender junto com os demais os demais estudantes.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nilcéia Frausino da Silva Pinto, Univates-Vale do Taquari

Graduada em LETRAS, pela Uniflor-União das Faculdades de Alta Floresta, Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela UNEMAT campus universitário de Sinop/MT, especialização em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais/ UNIP/SP. Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) turma: LIBRAS- língua Brasileira de Sinais da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves Carlinda-MT. Autora do Livro Síndrome de Down o amor de uma mãe vencendo Barreira e Quebrando paradigmas e Acreditar e Agir Experiência Inclusivas editado em 2012, membro Imortal do Estado de Mato Grosso na OATL (Oficial Academia Tijuquense de Letras/ SC) ocupante da cadeira nº 24 tendo como patrono Ricardo Guilherme Dick. Regente do coral de LIBRAS mãos que Cantam e Encantam da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO CENSUPEG- CENTRO SUL BRASILEIRO DE PESQUISA. Atualmente atuando como Professora Formadora do CEFAPRO- Centro de formação e atualização dos profissionais de Educação do Polo de Alta Floresta. Tutora externa do Curso de LETRAS/LIBRAS da UNIASSELVI POLO de Alta Floresta MT. Mestranda em Ensino pela UNIVATES.

Andreia Cristina Lidoino Pontarolo, Univates- Vale do Taquari

Professora efetiva da Educação Básica Rede Estadual de Mato Grosso, atuando como professora na Escola Estadual Rui Barbosa e na Faculdade de Alta Floresta FAF. Graduada em Pedagogia pela União das faculdades de Alta Floresta (UNIFLOR), Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela AJES e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela CENSUPEG, Mestra em Ensino pela UNIVATES. Experiência em atuar na Educação Básica do 1º ao 5º ano, sala de Recurso Multifuncional, Laboratório de Aprendizagem e no Ensino Superior com as disciplinas de: Estágio Supervisionado, Língua brasileira de sinais, LIBRAS, Didática, Alfabetização e Letramento, Fundamentos e Metodologia da: Alfabetização. Publicações de artigos na área de Ensino e Educação. Experiência em atuar com formação continuada de professores para Educação Infantil, 1º ao 5º ano, com os temas: Currículo, planejamento, avaliação, transtornos e deficiências. Possui certificação de participação e ministrante em cursos, minicursos, oficinas e palestras voltado para área de atuação da Educação Básica, Educação Especial e Ensino Superior.

Referências

ALVES, Márcia de Mesquita Cardoso; LISBOA, Denia de Oliveira; LIS, Denise de Oliveira AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ISSN 1982 – 3657.

BRANDÃO, C. F. LDB Passo a Passo – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Comentada e Interpretada Artigo por Artigo. 3. ed. São Paulo: AVERCAMP, 2007.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988, 292p.

_______. Lei de Diretrizes e Bases: Lei nº 9394/96 – 24 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 1997.

_______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 09 jan. 2001.

______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 25 de março. de 2020

______. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF, 2012.

CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira (Org.). (Con)Texto em escuta sensível. Brasília: Thesaurus, 2011.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da Presença. CBIA, 1992/ Modus Faciendi, 1997.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da e VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. São Paulo: FTD/Fundação Odebrecht, 2006.

CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e Aprendizagem: relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Wark, 2010

DUNKER, Chistian, THEBAS, Cláudio. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil. 4. ed. 2019.

FAOUR, Carla. A arte de escutar: histórias que revelam a beleza de ouvir e ser ouvido. Rio de Janeiro: Ed. Agir, 2009

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. En L. B. Resnick (Ed.), The Nature of intelligence. Hillsdale, N. J.: Erlbaum, p. 231-235, 1976.

GARCIA, Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

HÖHER CAMARGO, S. P.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v.21, n.1, p.65-74, 2009.

MORGADO, Vera Lúcia Miranda Pires. Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Departamento de Ciências de Educação. Estratégias a utilizar para promover a inclusão escolar de um aluno com autismo. Lisboa. 2011. 167 p.

MAINIERI, Simone Paulon: FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; PINHO, Gerson Smiech Documento subsidiário à política de inclusão – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. 48 p.

ORRÚ, S. E. Autismo: o que os pais devem saber? Rio de Janeiro: Wak, 2011.

PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA ABB, GAIATO MB, REVELES LT. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediadora, 2019.

VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Inclusão, exclusão, in/exclusão. Revista verve, vol. 20, p.121-135, 2011. Disponível em: . Acesso em 06 de julho de 2020.