Abstract
O presente artigo aborda as contribuições da escuta sensível e da pedagogia da presença no desenvolvimento cognitivo do estudante com transtorno do espectro autista - TEA no ensino regular. Este trabalho discute a seguinte problemática: a escuta sensível e a pedagogia da presença contribuem com o desenvolvimento cognitivo do estudante com TEA? Constitui seu objetivo compreender a importância de utilizar a escuta sensível e a pedagogia da presença no planejamento escolar a ser desenvolvido com os estudantes. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, a partir de leituras de livros e de artigos. Os estudos bibliográficos permitem concluir que a inclusão não é apenas inserir esses estudantes em sala regular, mas é necessário oferecer-lhes meios para que possam aprender junto com os demais os demais estudantes.
References
ALVES, Márcia de Mesquita Cardoso; LISBOA, Denia de Oliveira; LIS, Denise de Oliveira AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ISSN 1982 – 3657.
BRANDÃO, C. F. LDB Passo a Passo – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Comentada e Interpretada Artigo por Artigo. 3. ed. São Paulo: AVERCAMP, 2007.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988, 292p.
_______. Lei de Diretrizes e Bases: Lei nº 9394/96 – 24 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 1997.
_______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 09 jan. 2001.
______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 25 de março. de 2020
______. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF, 2012.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira (Org.). (Con)Texto em escuta sensível. Brasília: Thesaurus, 2011.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da Presença. CBIA, 1992/ Modus Faciendi, 1997.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da e VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. São Paulo: FTD/Fundação Odebrecht, 2006.
CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e Aprendizagem: relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Wark, 2010
DUNKER, Chistian, THEBAS, Cláudio. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil. 4. ed. 2019.
FAOUR, Carla. A arte de escutar: histórias que revelam a beleza de ouvir e ser ouvido. Rio de Janeiro: Ed. Agir, 2009
FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. En L. B. Resnick (Ed.), The Nature of intelligence. Hillsdale, N. J.: Erlbaum, p. 231-235, 1976.
GARCIA, Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
HÖHER CAMARGO, S. P.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v.21, n.1, p.65-74, 2009.
MORGADO, Vera Lúcia Miranda Pires. Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Departamento de Ciências de Educação. Estratégias a utilizar para promover a inclusão escolar de um aluno com autismo. Lisboa. 2011. 167 p.
MAINIERI, Simone Paulon: FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; PINHO, Gerson Smiech Documento subsidiário à política de inclusão – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. 48 p.
ORRÚ, S. E. Autismo: o que os pais devem saber? Rio de Janeiro: Wak, 2011.
PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA ABB, GAIATO MB, REVELES LT. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediadora, 2019.
VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Inclusão, exclusão, in/exclusão. Revista verve, vol. 20, p.121-135, 2011. Disponível em: . Acesso em 06 de julho de 2020.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).