Os jogos como atividades lúdicas para o estudante surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.42164

Palavras-chave:

Jogos, Atividades lúdicas, Surdo.

Resumo

Reconhecendo que o brincar tem um papel central no contexto educacional, e sabendo-se da inter-relação existente entre teoria/prática, brincadeira/aprendizagem e da necessidade de mostrar que na primeira infância o mundo deve ser experimento e não sistematizado, especialmente no que diz respeito as práticas de leitura e escrita, o presente estudo discorreu sobre a importância dos jogos e atividades lúdicas para o aluno surdo. Ao final do estudo concluiu-se que a aprendizagem da leitura e da escrita proposta a partir dos jogos e das brincadeiras incentiva os alunos a fazerem múltiplos usos dessas linguagens, (i) seja na busca de conhecimentos, (ii) no desenvolvendo do senso crítico, (iii) na aquisição de informações ou (iv) ao assumirem posicionamentos sobre os mais variados assuntos, conforme verificado nas cenas citadas na análise. Desse modo a criança surda desenvolve não só a capacidade de entender melhor o mundo que a cerca como promove gradativamente a sua autonomia.

Biografia do Autor

Evaneide De Brito Feitosa Aguiar, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graducação em Educação profissional e Tecnológica - ProfEPT - IFTO Campus Palmas, Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE e Especializista em Libras, possui graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Geremário Dantas (2014). Atualmente é tradutora intérprete de língua de sinais no Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Professora de Libras no Setor de Inclusão e Atenção a Diversidade - SIADI, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e membro do Centro de Línguas - CEL no IFMA, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial

Regina Célia Mendes Magalhães, Estado do Maranhão

Formada em Pedagogia pela UDES, Especialização em Libras, Professora e Intérprete de Libras - Estado do Mranhão, Professor Ensino Básico - Estado do Tocantins, Área votada para educação especial.

Maria Eunice Araújo, Município de Imperatriz

Formação em Pedagogia, Especialização em Libras, Professora ensino fundamental menor, aposentada pelo Estado do Maranhão como agente Administrativo, área de atuação ensino fundamental menor.

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Publicado

2022-04-26