“FÁBRICA DE APLICATIVOS”: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO SECUNDÁRIO DE PORTUGAL

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Luiz Martins Junior
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
Ana Paula Rudolf

Resumo

O presente artigo tem como objetivo socializar atividades realizadas em uma prática pedagógica “fábrica de aplicativos” desenvolvida com estudantes do ensino secundário de Portugal. No perscrutar dessa investigação, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo, envolvendo 25 estudantes de uma turma do segundo ano do ensino secundário de Portugal, em 2018. Nas entrelinhas dos resultados, encontramos elementos que nos possibilitaram compreender que a presença e a fluência do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Geografia estimulam e possibilitam o trabalho colaborativo entre os envolvidos, como também, exercem papel relevante na conversão de informação em conhecimento.

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Artigos
Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Udesc

Doutor em Educação (UDESC), Mestra em Geografia (UFSC) e Licenciado em Geografia (UFSC) e Pedagogia (UNINTER). Membro do grupo de pesquisa LEPEGEO/FAED/UDESC. Professor da Educação Básica.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, UDESC

Doutora em Geografia. Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Laboratório de Estudose Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO).

Ana Paula Rudolf, UNIVAN

Doutoranda em Educação. Mestre em Educação na Universidade do Vale do Itajaí Pedagoga pela Universidade do Vale do Itajaí. Participante do grupo de pesquisa LEOPEGEL (Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Ensino e Formação). Professora efetiva da rede pública municipal de Itajaí (SC) e do curso de Pedagogia do Centro Universitário Avantis (UNIAVAN).

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