Saberes experenciais e o ensino da Educação Física no Instituto Federal do Piauí

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Ana Flávia Cardozo Vitório
Alvaro Rego Millen Neto

Resumo

O artigo busca identificar os saberes experienciais de professores de educação física e compreender os processos de construção e mobilização desses saberes na prática docente. Realizamos um estudo etnográfico com seis docentes do Instituto Federal do Piauí. Para tal, foram feitas 12 entrevistas e 98 observações. Os dados indicam que os saberes experienciais surgem como o núcleo de referência para as práticas adotadas pelos professores observados. Esses saberes se concentraram nas seguintes temáticas: avaliação, pedagogia do esporte, contextualização, atividades cognitivas, aspectos humanos e afetivos, planejamento participativo, gênero e sexualidade, música, repertório de atividades, tecnologias e aprendizagem com os pares.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Flávia Cardozo Vitório, Instituto Federal do Piauí

Docente do Instituto federal do Piauí

Mestre em Educação Física

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Colegiado Acadêmico de Educação Física

Doutor em Educação Física

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