Formação de competências: percepção de professores no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.43552

Palavras-chave:

Competência. Ensino Superior. Educação.

Resumo

No cenário atual a atenção se volta para o fato de que profissionais estão sendo formados no Ensino Superior e que competências são exigidas ao docente, pelo mercado. Este estudo tem como escopo analisar os impactos no processo de formação de competências docentes, do programa de formação Eu-Professor, a partir da percepção dos docentes das escolas de Gestão e Hospitalidade, da Universidade Potiguar/UnP. A pesquisa é de natureza quali-quanti, caracterizada como estudo de caso, com aplicação de questionários de autoavaliação, sobre as necessidades de formação e a realização do grupo focal com professores da referida Universidade. Podemos inferir que o programa Eu-Professor teve impactos significativos no paradigma da relação de docentes/discentes e sua atuação em sala de aula.

Biografia do Autor

Emmanuela Lúcia de Queiroz Pimenta Dantas, UNP

Mestre em Psicologia Organizacional, Especialista em Docência do Ensino Superior e Bacharel em Administração. Aprovada como professora Substituta para o Departamento de Administração da UFRN e professora mediadora do IFRN na disciplina de Gestão Organizacional. Profissional com experiência em Docência e orientação na Pós Graduação (UniFacex e UnP), em avaliação de trabalhos científicos (UFRN e UnP), coordenação de projeto de pesquisa em Psicologia Organizacional voltado para Competências Docentes em EaD, tutoria na Educação a Distância da UnP nas disciplinas Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Administração da Carreira Profissional, Negociação, Globalização e Negócios, Liderança e Motivação de Equipes, Comportamento organizacional, Empreendedorismo, Metodologia do Trabalho Científico, Desenvolvimento Humano e Social, Tecnologia na Formação Profissional, Desafios Contemporâneos, Desenvolvimento Sustentável e Ambiental.

Hilderline Câmara de Oliveira, Universidade Potiguar-UnP

Doutora em Ciências Sociais - UFRN. Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), na Universidade de Coimbra-Portugal, com bolsa Capes. Pós-Doutorado em Direitos Humanos na UFPB na área de concentração das Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Humanos. Mestre em Serviço Social, Especialista em Antropologia Cultural - UFRN e se especializando em educação em saúde/EaD. Assistente Social pela UFRN (2001). Docente da graduação em serviço social e do Stricto Sensu da Universidade Potiguar-UnP (Mestrado em Administração e de Psicologia). Assistente Social do hospital Giselda. Professora colaboradora da Academia de Policia Militar do RN. Assessora e Consultora em Projetos Sociais. Foi Agente de Proteção da Criança e do Adolescente - Poder Judiciário/RN - TJF - 1ª Vara da Infância e Adolescente.

Referências

ARNAU, L.; ZABALA, A. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luíz A. Reto e Augusto Pinheiro. 1 de 2016. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Resolução de nº 466/2012. Disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.

CAPELATO, R. Mapa do Ensino Superior no Brasil. Disponível em http://convergenciacom.net/pdf/mapa_ensino_superior_2016.pdf.

GROHMANN, M. Z.; RAMOS, M. S. Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administração. Avaliação, mar. 2012. 65-86.

KARAWEJCZYK, T. C.; ESTIVALETE, V. Professor universitário: o sentido do seu trabalho e o desenvolvimento de novas competências em um mundo de transformação. Encontro anual da ANPAD, Atibaia, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

MASETTO, M. T.; MASETTO, M. T. Docência da universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MERLEAU-PONTY. A primado da percepção e suas consequências filosóficas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MEC. (19 de dezembro de 2005). Decreto 5.622. Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a distância no País. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf, Brasília, Brasil.

MEC. (Agosto de 2007). Referenciais de qualidade da Educação a Distância. Portal MEC: Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf,

NASSIF, V. M. J.; HANASHIRO, D. M. M.; TORRES, R. R. Fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 44, p. 364-412, 2010.

OECD. Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em http://www.oecd.org/edu/skills-beyond-school/definitionandselectionofcompetenciesdeseco.htm.

PAQUAY, L., Perrenoud, P., Altet, M., & Charlier, E. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001).

PERRENOUD, P. et al. Dez competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, 2013.

TARDIF, M.; LESSARD,. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007.

TORRA, ; ESTEBAN, R. M. M. Número monográfico dedicado a Competencias docentes en la Educación Superior. Revista de Docencia Universitaria, p. 17-20, 2012.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

2022-04-26