Docência negra: educação infantil antirracista pela via da representatividade

Carolina Barcelos Duarte, Georgina Helena Lima Nunes

Resumo


Resumo

As Professoras Negras exercem grande representatividade ao ocuparem o espaço da Educação Infantil. Por conta disso, o objetivo desta escrita é compreender como elas percebem seu fazer pedagógico defronte às questões étnico-raciais, principalmente, pelo enfrentamento diário, emergências pedagógicas, ou não, e a consciência política que se constrói com base nas vivências acadêmicas e familiares. A metodologia para desenvolver esta reflexão fundamenta-se na análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se, que suas práticas antirracistas são interpeladas no espaço educacional pelos olhares que coíbem sua atuação quando narrativas de superação das opressões raciais são levantadas. No entanto, tentam traduzir esses enfrentamentos em reflexões e práticas superadoras.

Palavras-chave: Professoras negras, Educação infantil, Consciência política.


Palavras-chave


Professoras negras, Educação infantil, Consciência política

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.44802

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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