Resumo
Resumo
As Professoras Negras exercem grande representatividade ao ocuparem o espaço da Educação Infantil. Por conta disso, o objetivo desta escrita é compreender como elas percebem seu fazer pedagógico defronte às questões étnico-raciais, principalmente, pelo enfrentamento diário, emergências pedagógicas, ou não, e a consciência política que se constrói com base nas vivências acadêmicas e familiares. A metodologia para desenvolver esta reflexão fundamenta-se na análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se, que suas práticas antirracistas são interpeladas no espaço educacional pelos olhares que coíbem sua atuação quando narrativas de superação das opressões raciais são levantadas. No entanto, tentam traduzir esses enfrentamentos em reflexões e práticas superadoras.
Palavras-chave: Professoras negras, Educação infantil, Consciência política.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).