Contribuições do pensamento feminismo negro interseccional para a Educação em Direitos Humanos

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Lucas Antunes Machado

Resumo

Este ensaio reflete sobre as contribuições do feminismo negro interseccional para a Educação em Direitos Humanos na escola.  Argumenta-se que as análises e práticas feministas por direitos e justiça social, somado à crítica do movimento feminista negro à exclusão das Interseccionalidades entre opressões tem contribuído para uma ética feminista na educação. A partir do referencial teórico do feminismo negro compreende-se as contribuições que a perspectiva interseccional tem enquanto ferramenta analítica e de intervenção no combate às violações de direitos institucionalizadas nas práticas escolares. Conclui-se com a defesa de que os pressupostos da pedagogia feminista negra e interseccional devem estar mais próximos dos estudos e práticas de Educação em Direitos Humanos.

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Artigos
Biografia do Autor

Lucas Antunes Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Psicologia Social e Institucional (UFRGS); Especialização em Educação em Direitos Humanos (UFABC); Licenciado em Sociologia (UNIASSELVI); e Bacharel em Psicologia (PUCRS). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência (NEPEVI/PUCRS), do Núcleo de Ecologias Cognitivas (NUCOGS/UFRGS) e do Coletivo bell hooks: Psicologia e Políticas do Cuidado (PPG Psicologia Social e Institucional/UFRGS).

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