Educação antirracista e democratização do ensino superior

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Claudete Gomes Soares

Resumo

O objetivo desse artigo é problematizar as relações entre ensino superior e branquitude por meio de uma reflexão sobre o lugar da educação antirracista no projeto de expansão e interiorização do ensino superior no Brasil. Essa análise será feita em consideração a minha imersão enquanto mulher negra, professora universitária, no contexto acadêmico de uma universidade que é fruto do processo de expansão do ensino superior na região Sul do Brasil: a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul). Para tanto, serão utilizadas como fontes de análise: documentos institucionais, propostas curriculares, produções acadêmicas com foco no projeto institucional e político-pedagógico dessa instituição de ensino.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Claudete Gomes Soares, UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul)

Professora Associada da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Coordenadora do NEABI- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFFS, Campus Chapecó. Doutora em Sociologia (UNICAMP), Mestre em Sociologia (UNICAMP), Graduada em Ciências Sociais (UNESP-Campus Marília). É autora do livro "Raça, classe e cidadania: a trajetória do debate racial no Partido dos Trabalhadores" (Editora CRV). Como professora, tem experiência na área de Sociologia e Sociologia política. Atualmente em suas atividades de extensão e pesquisa têm se desenvolvido no campo das relações étnicos-raciais no Brasil contemporâneo

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