A filosofia da educação afrodiaspórica: entre apostas e heranças

Diego dos Santos Reis

Resumo


Resenha de FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020. 116 p. Trata-se de livro que debate heranças e proposições antirracistas na filosofia da educação brasileira, com ênfase na crítica ao eurocentrismo e ao racismo epistêmico, que exclui dos repertórios filosóficos canônicos os conhecimentos, práticas e saberes afrorreferenciados. O escrito pretende articular o debate acerca das relações raciais e das filosofias africanas e afro-brasileiras em um contexto educacional.

Palavras-chave


Educação antirracista; Ensino de filosofia; Filosofia da Educação; Relações étnico-raciais; Formação

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Referências


FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Jindengue – Omo-kékeré: Notas desde alguns olhares africanos sobre infância e formação. In: XAVIER, Ingrid Müller; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofar: aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 41-51.

PINTO, Valdina. Meu caminhar, meu viver. 2ª. edição. Salvador: Sepromi, 2015.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.45123

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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