Ensino remoto vivenciado por estudantes superdotados do Rio de Janeiro

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Kelling Cabral Souto
Cristina Maria Carvalho Delou

Resumo

Com a implantação do ensino remoto emergencial impulsionado pela pandemia do Covid-19 reflexões no campo educacional como à qualidade do ensino remoto ofertado, especialmente para educação especial, vieram à tona. Focada em alunos com Altas Habilidades ou Superdotação essa pesquisa procura dar voz a essa classe de estudantes especiais com a finalidade de compreender suas percepções acerca do ensino remoto vivenciado em tempos de pandemia versus suas necessidades educacionais. Foram avaliadas respostas de 111 alunos matriculados regularmente em escolas do Estado do Rio de Janeiro e que possuem avaliação especializada de Altas Habilidades ou Superdotação. Os resultados mostram um panorama pouco animador, mas oferece material para reflexão em torno de questões ligadas a educação no Brasil.

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Artigos
Biografia do Autor

Kelling Cabral Souto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia Nuclear pelo Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ (2005 e 2001), ambos na área de Engenharia de Fatores Humanos (Inteligência Artificial) tendo trabalhado nas linhas de pesquisa: Arquitetura cognitiva, sistemas especialistas e lógica fuzzy. Possui graduação em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1999). Atualmente é professora dos cursos de Licenciaturas em Matemática e Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) no Campus Nilópolis-RJ, onde ministra as disciplinas pré-cálculo, cálculo numérico e matemática financeira. Atuou até fevereiro/2018 como coordenadora da área de matemática do PIBID/IFRJ. Desde agosto/2018 é docente orientadora do núcleo de matemática do Programa Residência Padagógica/IFRJ, realizando trabalhos relacionados a ensino e formação de professores. Atualmente, realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação, Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) - área de atuação Altas Habilidades/Superdotação.

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela PUC-RJ (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-SP (2001); Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Membro permanente no Curso de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e no PPG Ciências, Tecnologias e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF). Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia. Recebeu a Medalha do Mérito Carioca por ter sido eleita Personalidade Educacional 2019 pelo Conselho Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro; Exerceu a função de Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas do MEC, no ano de 2020.

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