O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1837-2017)

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Paula Trajano de Araujo Alves
Solonildo Almeida da Silva
Sandro César Silveira Jucá

Resumo

O objetivo geral deste artigo é investigar como, ao longo dos anos, o ensino médio brasileiro foi sendo oficialmente estruturado de acordo com o contexto político, social e econômico vigente em cada período histórico. Sob o prisma do materialismo histórico-dialético e através de pesquisa documental, foram analisados leis e decretos publicados pelo governo brasileiro no período de 1837 a 2017, utilizando como critério de escolha documentos que tratavam diretamente de reformas ou mudanças estruturais no ensino médio. Após o estudo, concluiu-se que as reformas no ensino médio sempre foram justificadas para responder as demandas do capital.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paula Trajano de Araujo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada em Letras, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PB); Mestra em Ensino e Formação docente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Doutoranda em Ensino na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutor em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutor em Engenharia pela Universidad de Cádiz - Espanha e  professor do Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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