ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO TEXTUAL: PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, L. C. Paulo Freire: presente! Levantamento bibliográfico em educação & sociedade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, p. 1-24, 2021. https://doi.org/10.1590/ES.254030
ALTHUSSER, L. A favor de Marx pour Marx. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
________. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado: notas para uma investigação. In: ZIZEK, S. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. p. 105-41.
ARAÚJO, M. S. et al. A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-20, 2021. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16610.009
BENVENISTE, E. Da subjetividade na linguagem. In: BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral I. 2. ed. Campinas: Universidade de Campinas, 1988. p. 284-93.
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
________. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
LÚRIA, A. A construção da mente. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2015.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2000.
PINHEIRO, J. Uma ruptura declarada. In: PINHEIRO, J. (Org.). Ler Althusser. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. p. 183-212.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. Companhia da Letras, 1995.
SAVIANI, D. Paulo Freire, centésimo ano: mais que um método, uma concepção crítica de Educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, 1-15, 2021. https://doi.org/10.1590/ES.254988
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 15-63.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo II. 2. ed. Madrid: A. Machado, 2001, p. 48.
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.49191
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Revista Contemporânea de Educação

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.